Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Seul processa líder de igreja por trás de grande surto na Coreia do Sul

A cidade de Seul anunciou hoje que vai processar Jun Kwang-hoon, líder da igreja do Amor Máximo, que reponsabilizam pelo segundo maior surto de Covid-19 que a Coreia do Sul sofreu.

Seul processa líder de igreja por trás de grande surto na Coreia do Sul
Notícias ao Minuto

08:41 - 18/09/20 por Lusa

Mundo Coreia do Sul

Seul vai exigir 4,6 milhões de won (3,3 milhões de euros) a Jun Kwang-hoon pelos danos causados à cidade.

Jun Kwang-hoon foi uma das figuras que liderou os protestos em massa contra o executivo central em Seul no dia 15 de agosto, apesar de as autoridades da capital sul-coreana terem proibido as concentrações.

O pastor presbiteriano - que acabaria por ser infetado pelo novo coronavírus - decidiu prosseguir, apesar de dias antes das manifestações vários membros da sua igreja já terem testado positivo para a covid-19.

Seul também acredita que Jun tornou as coisas mais difíceis ao fornecer documentação falsa sobre os membros da sua igreja.

O surto ligado à sua igreja contabiliza mais de 1.100 infeções.

"As dificuldades que os cidadãos enfrentaram devido ao agravamento do distanciamento social [ativado após a deteção do surto] e o seu impacto na economia nacional são tão grandes que não podem ser contabilizadas", disse hoje o porta-voz municipal Hwang In-sik.

Os advogados que representam a igreja negam a acusação e exigem que o Governo central, que acusam de não proteger os cidadãos, processe a China por mentir sobre a pandemia.

O distanciamento social ajudou a reduzir o contágio e a Coreia do Sul tem registado menos de 200 novas infeções por dia há mais de duas semanas.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 943.086 mortos e mais de 30 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório