Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: País pode atingir "os mil casos diários" na próxima semana

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: País pode atingir "os mil casos diários" na próxima semana
Notícias ao Minuto

08:37 - 18/09/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Esta quinta-feira, Portugal registou dez novas mortes e 770 casos de infeção por Covid-19. Os números são preocupantes, motivo pelo qual António Costa convocou para esta manhã uma reunião de urgência com o gabinete de crise.

O encontro acontece pelas 11h30 na residência oficial do primeiro-ministro em São Bento e tem como objetivo "reforçar a sensibilização dos cidadãos para a adoção de medidas de prevenção e de segurança contra a Covid-19".

Ainda em Portugal, o Bloco de Esquerda quer que a DGS reveja as suas normas sobre partos, permitindo que as mulheres grávidas levem acompanhantes para o hospital.

Se usa óculos, saiba que um novo estudo realizado por uma equipa de especialistas chineses pode interessar-lhe. Isto porque, sugere que este acessório pode funcionar como uma barreira protetora contra o novo coronavírus SARS-CoV-2.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo: 

15h05 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar as incidências do novo coronavírus neste link

14h55 - Perante a atual pandemia da Covid-19, a APLO alerta para a necessidade imperativa de colocação de sinalética e informação nas escolas e infantários, associada aos riscos de complicações no caso de ocorrer algum tipo de contacto ocular com desinfetantes para as mãos, sobretudo relativamente às crianças. Isto porque, no "arranque do ano letivo vários Optometristas têm reportado a ocorrência de incidentes oculares".

14h52 - O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) esclareceu hoje que em "nenhum momento" o seu Serviço de Urgência Geral e Polivalente foi ou é assegurado apenas por um médico "para dezenas de doentes". O esclarecimento do CHULN surge na sequência de um comunicado divulgado hoje pelo Sindicato dos Médicos da Zona Sul que alertava para a "rotura iminente" de alguns serviços de urgência na área metropolitana de Lisboa,

14h45 - Portugal regista, esta sexta-feira, mais 780 casos de infeção por Covid-19 e seis mortos. Confira oa dados completos do boletim epidemiológico de hoje. 

14h30 - O primeiro-ministro afirmou que Portugal está a acompanhar a tendência europeia de aumento de infetados com o novo coronavírus e que, se essa evolução se mantiver, poderá atingir os mil casos diários de covid-19 na próxima semana. Apesar disso, defende que "temos de conseguir travar o crescimento da epidemia"

"Agora, não vamos poder voltar a parar o país, agora o controlo da pandemia depende da responsabilidade pessoal de cada um de nós, não podemos voltar as famílias a visitarem os entes queridos nos lares, (...) temos mesmo de travar a pandemia por nós próprios", insistiu, frisando que "seria impensável ter o Natal como tivemos uma Páscoa". 

14h18 - O primeiro-ministro acaba de afirmar que existem cinco regras para garantir a segurança contra a Covid-19. São elas:

  • Utilização da aplicação 'StayAway Covid'
  • Manter o distanciamento social
  • Respeitar a etiqueta respiratória
  • Higienização das mãos
  • Uso da máscara de proteção 

"Se todos cumprirem estas regras, podemos voltar a fazer tudo, desde que o façamos com cautela", afirmou, referindo-se  a idas ao cinema, ao futebol ou eventos religiosos.

14h17 - Após reunião com grupo de crise, António Costa fala ao país:

14h11 - O Fórum Médico lamentou hoje as "várias tentativas" de "denegrir a imagem dos médicos", e repudiou a gestão política em alguns momentos da pandemia de covid-19, que levaram à tomada de "medidas avulsas e sem critério estratégico".

13h50 - A Câmara Municipal de Loures vai reforçar o número de assistentes operacionais nas escolas, com a contratação de cerca de 50 profissionais, anunciou hoje a autarquia, acusando o Governo de se estar a demitir das suas responsabilidades. "É inaceitável que o Governo tenha colocado em quarentena a revisão da portaria dos rácios, porque ela é absolutamente imprescindível e não podem ser os municípios a continuar a financiar o Ministério da Educação, como está a acontecer", acusa o autarca Bernardino Soares.

13h48 - O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) revelou hoje que, em parceria com duas outras unidades do norte do país, criou um sistema eletrónico que permite reduzir possibilidades de erro na partilha de resultados de análises à covid-19.

13h42 - A Câmara Municipal de Madrid vai realizar uma reunião extraordinária com o Conselho de Administração esta tarde para analisar as medidas que afectam a capital. O Presidente da Câmara de Madrid, José Luis Martínez Almeida, comparecerá posteriormente numa conferência de imprensa, noticia o El Pais.

Sabe-se, ainda, que o presidente do Governo, Pedro Sánchez, e a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, vão reunir-se na próxima segunda-feira, às 12h [menos uma hora em Portugal Continental]. 

13h40 - A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) apelou hoje aos docentes para continuarem a ser exigentes com as condições de segurança no regresso às aulas, numa altura em que a situação epidemiológica parece piorar.

13h39 - João Palhinha, jogador que seguiu para Lagos, no Algarve, com a equipa do Sporting, depois de confirmados vários casos de Covid-19 em Alcochete, também estará infetado com o novo coronavírus.

13h34 - A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a mais de 946 mil pessoas e infetou mais de 30,2 milhões em todo o mundo desde dezembro.

13h30 - Sporting suspende voleibol após detetar cinco casos de Covid-19. Leões informam que "a participação da equipa na Supertaça de voleibol fica suspensa".

13h25 - Os diretores escolares pediram, desde o início do mês, a substituição de 250 professores que pertencem a grupos de risco devido à covid-19, segundo informação avançada à Lusa pelo Ministério da Educação.

13h04 - Já arrancou a reunião do gabinete de crise que foi ontem convocado de urgência por António Costa. O uso de máscara obrigatória na rua é uma das medidas que está em cima da mesa, mas que também divide o Governo. Presentes na reunião estão 10 ministros e quatro secretários de Estado. No final do encontro em São Bento, o primeiro-ministro fará uma declaração ao país.

12h30 - Nos últimos cinco meses morreram quase 58.000 pessoas em Portugal, um aumento de quase 10% em relação à média registada em período homologo desde 2015, revelam dados do INE sobre mortalidade em contexto de pandemia de covid-19.

12h20 - Neste regresso às aulas, siga os conselhos do Serviço Nacional de Saúde para ficar em segurança. 

12h06 - O Facebook anunciou que deixará de recomendar grupos que estejam relacionados com tópicos de saúde, uma decisão que surge no âmbito de combater desinformação. Recorde-se que, para além do movimento anti-vacinas, a pandemia de Covid-19 fez com que surgissem grupos dedicados a teorias da conspiração e notícias falsas.

12h00 - Centenas de peregrinos judeus bloqueados durante dias na fronteira entre a Bielorrússia e a Ucrânia por causa das medidas contra a pandemia de covid-19 estão a retirar-se, renunciando à peregrinação em território ucraniano.

11h39 - De visita a uma escola em AlcocheteAntónio Costa destacou os avanços que a escola digital conseguiu, a grande adaptação que as famílias, alunos e professores tiveram para trabalhar com as novas ferramentas digitais. No entanto, frisou: "não há nada que possa substituir o ensino presencial". 

11h30 - A República Checa, com 3.130 novas infeções nas últimas 24 horas, e a Hungria, com 941 casos no mesmo período, registaram o maior número de infeções pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.

11h17 - Mais de 20 organizações europeias dos setores do turismo e aviação pediram hoje à Comissão Europeia que ponha fim à "situação caótica" das restrições de viagens devido à covid-19 e estabeleça um Protocolo de Testes para a UE.

11h15 - A Ryanair anunciou, esta sexta-feira, uma redução adicional de 20% na capacidade de outubro, para além da redução de 20% já anunciada em meados de agosto. De acordo com a companhia aérea, as restrições de viagem do governo irlandês e de outros governos da UE estão a prejudicar as reservas.

11h09- O Sindicato dos Médicos da Zona Sul alertou hoje para a "rotura iminente" de alguns serviços de urgência na área metropolitana de Lisboa, dizendo que no Hospital de São José por vezes, há apenas um médico para dezenas de doentes.

10h42 - O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, admitiu hoje que o Governo não descarta decretar um segundo confinamento nacional para conter a pandemia covid-19, embora considere esta opção um "último recurso".

10h30 - Alemanha regista, esta sexta-feira, 1.916 novos casos de Covid-19. Quanto ao número de mortes, o país germânico registou, em 24 horas, mais sete mortos, segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI).

10h15 - A Rússia registou 5.905 novos casos de Covid-19 e 134 mortos nas últimas 24 horas. No total, o país contabiliza quase 1,1 milhões de casos de Covid-19 e 19.195 mortos desde o início da pandemia.

10h01 - O número de mortos em África devido à covid-19 subiu para 33.403 nas últimas 24 horas, após o registo de mais 152 vítimas mortais, com as infeções a atingirem os 1.131.838.

09h47 - A equipa alemã SG Ripdorf/Molzen II perdeu 0-37 num jogo deste fim de semana por temer que os adversários tivessem Covid-19. De forma a evitar possíveis casos de contágio no encontro dos escalões inferiores do futebol germânico, o SG Ripdorf/Molzen II entrou em campo com apenas sete jogadores, de forma a garantir o distanciamento social dentro das quatro linhas. Esta é uma das maiores derrotas da história do futebol alemão.

09h30- O chefe do Programa Alimentar Mundial da ONU alertou que milhões de pessoas podem ser atingidas pela fome devido à combinação entre conflitos armados, alterações climáticas e a pandemia de covid-19.

09h29 - Um jovem de 23 anos foi esfaqueado na noite de quarta-feira, em Madrid, por ter chamado a atenção de um homem por não estar a usar máscara, no interior de uma loja. A vítima está internada em estado grave.

09h15 - Presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública admite que o aumento do número de casos de infeção pelo novo coronavírus aconteceu mais cedo do que o previsto e alerta para a necessidade de serem reforçados os meios de resposta no combate à propagação do vírus.

09h14 - Hackers chineses roubaram informações de centros espanhóis que estão a trabalhar na investigação de uma vacina contra a Covid-19, noticia o El Pais, com base em fontes ligadas a estes alegados ciberataques.

09h00- Israel está a preparar-se para regressar hoje a um confinamento para tentar conter um surto de covid-19 que há meses tem piorado.

08h25 - Espera-se que a doença, provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, cause um decréscimo na esperança média de vida em determinados países, sobretudo em lugares que beneficiavam de uma espetativa de vida mais elevada 'pré-pandemia', sobretudo na América do Norte a na Europa. A conclusão é de m estudo publicado no PLOS ONE.

8h00 - Na sequência do "contínuo aumento" de novos casos diários de infeção, o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal reúne-se ao final da manhã desta sexta-feira, dia 17 de setembro, de urgência na residência oficial do primeiro-ministro, em S. Bento.

07h51 - Sporting ficou, esta quinta-feira, a saber que terá como adversário o Aberdeen na terceira pré-eliminatória da Liga Europa, a 24 de setembro. Uma partida cuja realização não consegue, ainda, ser assegurada pela Direção-Geral da Saúde devido à evolução da pandemia, particularmente, no plantel leonino.

07h50 - Usar óculos reduz risco de infeção por coronavírus. É isso, pelo menos, o que afirmam especialistas chineses, referindo que  o acessório pode funcionar como uma barreira protetora contra o novo coronavírus SARS-CoV-2

07h31 - A China atingiu hoje 33 dias consecutivos sem infeções locais de covid-19, mas registou 32 casos oriundos do exterior.

07h14 - O Bloco de Esquerda quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja respeitado, em compatibilização com a saúde pública.

06h54 - O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, recebe hoje a homóloga espanhola, Arancha González Laya, com quem falará das relações bilaterais, mas também de temas da agenda europeia e da evolução da pandemia de covid-19.

06h39 - A Índia registou 1.174 mortes causadas pela covid-19 nas últimas 24 horas e 96.424 novos casos, indicou hoje o Ministério da Saúde indiano.

06h21 - A agência de notação financeira DBRS deverá pronunciar-se hoje sobre o 'rating' de Portugal, assinalando vulnerabilidade da economia portuguesa à crise dada a sua natureza "pequena e aberta". 

06h13 - O México registou 201 mortes causadas pela covid-19 e 3.182 contágios nas últimas 24 horas

06h03 - Os Estados Unidos registaram 928 mortes causadas pela covid-19 e 44.254 infetados nas últimas 24 horas. Embora Nova Iorque já não seja o estado com o maior número de infeções, continua a ser aquele que contabiliza mais óbitos (33.162). 

06h00 - A Argentina registou na quinta-feira 12.701 novos casos de covid-19 e ultrapassou os 600.000 contágios desde que o novo coronavírus chegou ao país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório