Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Ativista George Bizos homenageado em funeral oficial na África do Sul

O advogado e ativista dos direitos humanos George Bizos, que defendeu Nelson Mandela na luta contra o 'apartheid', foi hoje homenageado num funeral oficial especial, celebrado em Joanesburgo, encabeçado pelo Presidente da África do Sul.

Ativista George Bizos homenageado em funeral oficial na África do Sul
Notícias ao Minuto

15:47 - 17/09/20 por Lusa

Mundo África do Sul

Bizos, que morreu no passado dia 09, aos 92 anos, dedicou a sua carreira profissional à luta pelos direitos humanos na África do Sul, para onde imigrou em 1941 como refugiado da Segunda Guerra Mundial com o seu pai.

O funeral oficial foi presidido pelo chefe de Estado sul-africano, Cyril Ramaphosa.

"Uma grande árvore caiu. Uma árvore que deu sombra aos patriotas que fundaram a nossa grande nação e deu abrigo aos pobres, marginalizados e vulneráveis", afirmou Ramaphosa, citado pela agência Efe, durante a cerimónia solene, num discurso em que destacou a humildade e o empenho de Bizos

De origem helénica, Bizos destacou-se no auge do 'apartheid' ao representar Walter Sisulu e Nelson Mandela, fundadores do ex-movimento de libertação, Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), no julgamento de Rivonia.

A despedida da África do Sul a Bizos decorreu a dois tempos: primeiro numa cerimónia privada e familiar numa igreja ortodoxa grega, em Joanesburgo, e depois numa cerimónia pública no Centro Cultural Helénico, na mesma cidade.

As cerimónias tiveram de ser adaptadas às restrições impostas pelo combate à covid-19, em particular no que toca à capacidade e ao distanciamento social.

Os restos mortais de Bizos foram enterrados no cemitério de Westpark, na zona noroeste de Joanesburgo.

Além da sua família e do chefe de Estado, estiveram presentes no funeral de Bizos vários ministros sul-africanos e o embaixador grego na África do Sul, Roussos Koundouros.

Bizos era o único sobrevivente da equipa jurídica dos líderes do ex-movimento de libertação, no julgamento de Rivonia, que condenou a prisão perpétua por sabotagem ao então regime do 'apartheid', Nelson Mandela, Walter Sisulu e Ahmed Kathrada, entre outros.

Em 1996, na Comissão de Verdade e Reconciliação (TRC) criada pelo Governo de Unidade Nacional do Presidente Mandela, Bizos representou várias famílias de dirigentes da luta de libertação, como Steve Biko e Chris Hani, comandante da ala armada do ANC assassinado em Boksburg, leste de Joanesburgo, em 1993.

George Bizos, nasceu em 14 de novembro de 1927, na Grécia, tendo sido ainda contemporâneo do fundador da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), Eduardo Mondlane, na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório