Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Aviões de guerra da China sobrevoam Taiwan durante visita de diplomata

Aviões de guerra das forças armadas da China entraram hoje no espaço aéreo de Taiwan, segundo o ministério da defesa, no dia em que um alto funcionário norte-americano aterrou no território apesar dos protestos de Pequim.

Aviões de guerra da China sobrevoam Taiwan durante visita de diplomata
Notícias ao Minuto

09:59 - 17/09/20 por Lusa

Mundo Pequim

O avião de ataque anti-submarino PLA Y-8 entrou esta madrugada brevemente no lado sudoeste da zona de identificação de defesa aérea da ilha e foi advertido pela força aérea de Taiwan, segundo o ministério da Defesa de Taiwan.

Uma série de aviões de guerra do PLA voou para o sudoeste de Taiwan nos últimos dias, no que a Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, descreveu como "graves provocações", que aumentam as tensões no Estreito de Taiwan e afetam a paz e a estabilidade regionais.

A última incursão - antes da visita do vice-secretário de Estado dos EUA, Keith Krach, - visa servir como um alerta para os EUA e Taiwan, consideram analistas.

Krach chega hoje a Taipé, para a visita de mais alto nível pelo Departamento de Estado norte-americano a Taiwan.

Krach tem um encontro marcado com a Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, e outras autoridades importantes da ilha, segundo o ministério dos Negócios Estrangeiros de Taiwan.

A aproximação a Taipé é altamente sensível para Pequim.

China e Taiwan vivem como dois territórios autónomos desde 1949, altura em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota na guerra civil frente aos comunistas.

Mas a China considera Taiwan como território sob a sua soberania e opõe-se a qualquer tipo de interação oficial entre outros países e a ilha.

Pequim já advertiu os EUA contra o envio de Krach à ilha. Na segunda-feira, o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Wenbin, exortou os EUA a "interromperem todas as formas de intercâmbio oficial com Taiwan", para evitarem sérios danos nas relações China - EUA.

Em agosto passado, o secretário de Saúde dos EUA, Alex Azar, tornou-se o até então mais alto funcionário do Governo norte-americano a deslocar-se a Taiwan, desde que os dois lados romperam os laços formais, em 1979, quando os EUA aceitaram a "política de uma só China", que pressupõe que Pequim é o único governo legitimo de todos os territórios chineses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório