Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Homem encontra telemóvel que tinha perdido com fotos e vídeo de macaco

Registos levam o homem a pensar que o aparelho foi roubado pelo animal.

Notícias ao Minuto

09:36 - 17/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Malásia

Zacjrydz Rodzi, um estudante de 20 anos, encontrou o telemóvel que havia perdido um dia antes na floresta atrás de sua casa, na Malásia, com uma selfies e vídeos que denunciavam o potencial autor do roubo do aparelho: um macaco. 

Os registos, partilhados pelo jovem na rede social Twitter e que se tornaram virais, mostram várias selfies tiradas pelo macaco e até um vídeo (que pode ver na galeria acima) em que o animal surge, aparentemente, a tentar comer o telemóvel.

Zacjrydz Rodzi julgou que alguém lhe tinha roubado o aparelho enquanto dormia, mas a verdade é que se desconhece como é que o telemóvel desapareceu e em que circunstâncias é que as fotografias e o vídeo foram feitos. 

Na tarde do último domingo, um dia depois de o telemóvel ter desaparecido, o pai do estudante apercebeu-se da presença de um macaco nas proximidades. Nesse momento, Zacjrydz Rodzi ligou para o telemóvel e conseguiu ouvi-lo a tocar na direção da selva. Encontrou-o caído no chão e enlameado, debaixo de uma palmeira. 

Esta, porém, não é a primeira vez que selfies de macacos se tornam notícia. Em 2011, uma selfie tirada por Naruto, na Indonésia, correu o mundo.

Notícias ao MinutoA selfie de Naruto, na Indonésia© DR

O caso tornou-se polémico porque a organização de protecção dos direitos dos animais PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais, na sigla inglesa) considerou que os direitos de autor de uma fotografia pertenciam ao animal e não ao fotógrafo britânico David Slater, dono da máquina usada. A batalha judicial chegou ao fim em 2017, tendo o fotógrafo acordado que daria 25% dos lucros obtidos com a imagem a instituições de proteção destes animais na Indonésia. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório