Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Vietname vai retirar cerca de 500 mil habitantes antes de tempestade Noul

As autoridades do Vietname estão a preparar a retirada de cerca de 500 mil pessoas, de zonas no centro do país, perante a chegada prevista para este fim de semana da tempestade tropical Noul.

Vietname vai retirar cerca de 500 mil habitantes antes de tempestade Noul
Notícias ao Minuto

08:35 - 17/09/20 por Lusa

Mundo Tempestade

O departamento para a Prevenção de Desastres Naturais vietnamita analisou, na quarta-feira, os riscos e os preparativos necessários para responder aos efeitos da tempestade, a ganhar intensidade à medida que se aproxima da costa vietnamita.

Atualmente, o Noul regista rajadas de vento de até 130 quilómetros por hora e chuvas fortes, coincidindo, ao tocar terra no Vietname, com a subida da maré.

As autoridades vietnamitas vão destacar efetivos militares para as tarefas de retirada de população e para prestar assistência após a passagem da tempestade, indicou, em comunicado.

As províncias costeiras Quang Binh e Da Nang são as zonas de maior risco e onde a tempestade deverá atingir terra, possivelmente na sexta-feira ou no sábado.

No entanto, as autoridades indicaram que as províncias do norte do país e parte do Laos, que faz fronteira com o Vietname, também deverão ser afetadas.

Em Macau, os Serviços Meteorológicos e Geofísicos indicaram já que que o Noul, a atravessar a parte central do Mar do Sul da China, vai influenciar o estado do tempo no território, prevendo chuvas, trovoadas e possíveis inundações nas zonas baixas da cidade.

Pelo menos 47 pessoas morreram ou estão dadas como desaparecidas, na sequência de tempestades, inundações, aluimentos de terras e outros desastres naturais ocorridos entre janeiro e junho.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento rural vietnamita, os prejuízos económicos rondam os 3,3 mil milhões de dong (120 milhões de euros).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório