Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Negociações Berlim-Washington sem progressos

As negociações entre os Estados Unidos e a Alemanha sobre espionagem estão condenadas ao fracasso, com Washington a recusar comprometer-se a deixar de espiar dirigentes políticos alemães, noticiou hoje a imprensa alemã, citando fontes dos serviços secretos alemães.

Negociações Berlim-Washington sem progressos
Notícias ao Minuto

12:52 - 14/01/14 por Lusa

Mundo Escutas

"Não estamos a conseguir nada", disse uma fonte próxima das negociações ao diário Sueddeutsche Zeitung sobre os esforços da Alemanha para um acordo formal que ponha fim à espionagem norte-americana no país.

A tensão nas relações entre a Alemanha e os Estados Unidos surgiu depois das revelações do ex-consultor informático da Agência de Segurança Nacional (NSA) norte-americana Edward Snowden sobre escutas a comunicações eletrónicas e telefónicas de vários dirigentes mundiais, incluindo a chanceler alemã, Angela Merkel.

O jornal e a televisão pública NDR noticiaram ambos que membros da delegação alemã às negociações, que inclui altos responsáveis governamentais e dos serviços de informações, praticamente perderam a esperança num pacto antiespionagem.

Segundo essas fontes, os norte-americanos recusam deixar de espiar políticos alemães, revelar quando começaram a escutar o telemóvel de Merkel ou dar aos alemães acesso ao alegado posto de escuta instalado na embaixada dos Estados Unidos em Berlim.

O jornal escreve que o Governo alemão esperava concluir rapidamente um acordo, depois das garantias dadas pelos Estados Unidos em agosto.

"Os americanos mentiram-nos", disse um dos responsáveis ao jornal, pedindo anonimato.

Responsáveis norte-americanos têm assegurado em diferentes ocasiões que não concordarão com um pacto de não-espionagem, nomeadamente pelo risco de abrir um precedente que levaria a exigências semelhantes por parte de outros países.

O Governo alemão recusou comentar as notícias sobre o caso. "O Governo está em conversações com os Estados Unidos para uma nova situação da cooperação entre os nossos serviços (de informações). Essas conversações confidenciais prosseguem", limitou-se a dizer uma porta-voz.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, telefonou na semana passada a Angela Merkel para a convidar a visitar Washington nos próximos meses e o convite foi aceite, embora não tenha sido anunciada qualquer data para a visita.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório