Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Anders Breivik vai pedir a liberdade condicional

O autor do massacre que resultou na morte de 77 pessoas na Noruega será eligível para a liberdade condicional depois de cumprir os primeiros dez anos da sua pena de prisão.

Anders Breivik vai pedir a liberdade condicional
Notícias ao Minuto

19:49 - 16/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Anders Breivik

Anders Breivik, o militante da extrema-direita que matou 77 pessoas em julho de 2011 na Noruega, vai pedir a liberdade condicional, revelou o seu advogado ao jornal VG, esta quarta-feira. 

Breivik fez explodir uma bomba que matou oito pessoas em Oslo e abriu fogo sobre jovens que participavam num acampamento de juventude do Partido Trabalhista norueguês na ilha de Utoya, perto de Oslo, tendo assassinado mais 69 pessoas.

“De acordo com as suas instruções enviei um pedido para a liberdade condicional”, referiu Oeystein Storrvik. “Este é um direito que todos os presos (que podem permanecer detidos indefinidamente) têm e ele quer usá-lo”, acrescentou o advogado.

Breivik está a cumprir uma pena de 21 anos de prisão, a pena máxima prevista na Noruega. No entanto, esta pode ser prolongada indefinidamente. Esta é uma medida aplicada nos casos em que os reclusos representam uma ameaça para a sociedade.

Breivik estará eligível para sair em liberdade condicional após cumprir os primeiros dez anos a sua pena, algo que vai acontecer em julho do próximo ano. A decisão caberá à justiça norueguesa.

Raymond Johansen, o presidente da Câmara de Oslo, foi um dos que reagiu a esta possibilidade. "Ele nunca vai ser libertado. Nunca!", escreveu no Twitter.

Johansen era o secretário-geral do Partido Trabalhista norueguês na altura dos ataques.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório