Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Detido na Áustria motorista de camião com dezenas de migrantes

O motorista de um camião frigorífico que transportava cerca de 40 migrantes ilegais, amontoados e sem ventilação, foi detido na Áustria, informou hoje a polícia.

Detido na Áustria motorista de camião com dezenas de migrantes
Notícias ao Minuto

18:09 - 16/09/20 por Lusa

Mundo Migrações

Trinta e oito migrantes, incluindo seis crianças, da Síria, Iraque e Turquia, foram descobertos na noite de 09 de setembro perto de uma autoestrada na Baixa Áustria, nordeste do país, segundo um comunicado de imprensa divulgado hoje pela polícia local.

Os passageiros clandestinos disseram que "estavam com medo de morrer por falta de oxigénio durante a viagem" e conseguiram parar o camião, sendo que "alguns aproveitaram para fugir", detalhou a polícia austríaca.

As autoridades intervieram rapidamente de helicóptero depois dos alertas dos motoristas que passavam nas proximidades. O motorista do veículo, um turco de 51 anos que vivia na Roménia, foi detido e os investigadores suspeitam da existência de uma rede maior.

De acordo com os primeiros elementos da investigação, os migrantes entraram no camião na Roménia, por uma quantia entre 6.000 a 8.000 euros, para cruzar a fronteira externa Schengen da União Europeia que separa a Roménia da Hungria e chegar à Europa ocidental através da Áustria, embora as autoridades não saibam especificar qual seria o destino final.

"Atualmente estamos a registar um aumento no número de passagens" clandestinas, explicou o chefe da agência de investigação criminal da Baixa Áustria, Omar Haijawi-Pirchner.

Em agosto de 2015, 71 pessoas morreram na Áustria por asfixia no compartimento refrigerado de uma camioneta, um caso que abalou a opinião pública internacional e favoreceu a abertura temporária das fronteiras europeias a centenas de milhares de requerentes de asilo.

No ano passado, a justiça húngara pronunciou penas de prisão perpétua contra os quatro principais traficantes da rede que embarcava as vítimas na Hungria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório