Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Brasil com mais 36.820 casos; Jamila Madeira exonerada

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Brasil com mais 36.820 casos; Jamila Madeira exonerada

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 605 infetados pelo novo coronavírus e mais três mortes associadas à doença, revela o boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS). No total, desde o início da pandemia, o país contabiliza 65.626 contágios e 1.878 óbitos

No Parlamento, Marta Temido reconheceu que o apoio médico aos lares de idosos é "um dos problemas" que estão em cima da mesa, afirmando tratar-se "realidade que foi difícil de enquadrar" legalmente.

Ainda por cá, mais de cem personalidades portuguesas subscreveram a campanha 'Vacina para todos', que defende "o acesso universal, justo, simultâneo e equitativo" a uma futura vacina contra a Covid-19.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo: 

00h00 - Boa noite! Este registo fica por aqui, mas amanhã pela manhã será iniciado um novo registo para que acompanhe todas as incidências acerca do novo coronavírus. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes.

Caso tenha sintomas ligue para a Linha SNS24:

  • Portugal Continental: 808 24 24 24
  • Madeira: 800 24 24 20
  • Açores: 808 24 60 24

23h08 - Dados do Brasil. O Ministério da Saúde brasileiro divulgou o boletim epidemiológico desta quarta-feira, que deu conta de 36.820 novos casos de coronavírus em 24 horas. O Brasil reportou pelo segundo dia consecutivo mais de 36 mil contágios - ontem foram notificados 36.653. As autoridades de saúde indicaram ainda que morreram 987 pessoas nas últimas 24 horas. 

22h33 - A escola e a Covid-19. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preparou um 'guia' para o regresso às aulas em contexto de pandemia. Além de uma página de perguntas e respostas - que pode consultar aqui - a autoridade destaca que "para limitar a exposição à Covid-19" é fundamental, entre outras medidas, uma "ventilação adequada" dos espaços. 

21h40 - Entradas e saídas na pasta da Saúde. António Lacerda Sales sobe a número dois na equipa ministerial, assumindo o cargo de secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que era ocupado por Jamila Madeira, e Diogo Serras Lopes será o novo secretário de Estado da Saúde.

21h06 - A ministra da Saúde, Marta Temido, disse hoje que está a haver um aumento da capacidade de testagem da Covid-19 e que o objetivo é disponibilizar 21.700 testes diários apenas no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

20h49 - Quarentena? Este jovem construiu uma montanha-russa para o avô de 83 anos. Elliot Ryan vive no estado do Vermont mas, confrontado com a pandemia e o confinamento decretado, decidiu, em março, ir para junto dos seus avós em Rhode Island. E por lá ficou durante o verão. Tornou o seu sonho realidade e fez o idoso feliz. 

20h32 - Cabo Verde registou hoje mais uma morte por causa da Covid-19, perfazendo um total de 47 óbitos provocados pela pandemia no país, que contabilizou mais 74 novos casos positivos da doença, segundo informações oficiais.

20h28 - Angola registou mais 106 casos de Covid-19 no país e mais quatro óbitos, todos de cidadãos angolanos, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública de Angola, Franco Mufinda.

20h22 - Belgas infetados que passaram férias no Algarve não cumpriram regras. A diretora-geral da saúde, Graça Freitas, disse hoje que os jovens belgas que passaram férias em Portugal e estão infetados com Covid-19 não cumpriram as regras de segurança.

Recorde-se que pelo menos 67 jovens belgas, entre os 18 e os 20 anos, estão infetados com Covid-19 após terem regressado de férias em Albufeira no início do mês, estando a cumprir isolamento domiciliário na Bélgica, anunciaram hoje as autoridades belgas.

20h12 - O presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Rodrigo Maia, testou positivo para o novo coronavírus, encontrando-se em isolamento social, informou hoje a assessoria de imprensa do parlamentar.

19h46 - Dois migrantes infetados. Dois homens, dos 28 migrantes que desembarcaram no Algarve ontem, estão infetados com o novo coronavírus, informou a TVI24, esta quarta-feira. De acordo com o canal da estação de Queluz de Baixo, os dois homens que testaram positivo estão assintomáticos e já foram isolados do resto do grupo.

19h30 - Remodelação no Governo. Jamila Madeira, até aqui Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, foi exonerada do Cargo. A informação consta de uma nota da Presidência da República, publicada esta quarta-feira. Nesta 'remodelação', dá-se a exoneração e nomeação de mais membros do Governo que abrangem os ministérios da Educação, Saúde, Infraestruturas e Habitação, e Mar.

Fique a par das alterações propostas por António Costa e aceites pelo Presidente Marcelo

19h05 - Maria Botelho Moniz aproveitou o diário do 'Big Brother', na tarde desta quarta-feira, para esclarecer os espetadores do reality show sobre as medidas tomadas pela produção do formato para proteger os concorrentes da pandemia de Covid-19. Fique a par.

18h57 - Rui Almeida, treinador do Gil Vicente, testou positivo à Covid-19 e encontra-se em isolamento, apurou o Desporto ao Minuto. O técnico gilista está assintomático e não vai poder liderar a equipa na visita a Alvalade, para o jogo diante do Sporting, referente ao arranque da I Liga, agendado para o próximo sábado. 

18h39 - Dados de França. O país superou esta quarta-feira a marca dos 400 mil contágios. O Ministério da Saúde anunciou que 9.784 pessoas testaram positivo para o coronavírus no espaço de 24 horas e que morreram mais 46 pessoas. França regista um total de 404.888 casos de infeção e um número acumulado de 31.045 vítimas mortais. 

18h32 - Portugal tem 290 surtos ativos de Covid-19, a maioria na região Norte, com o índice médio de contágio a fixar-se em 1,15 na semana passada, indicou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.

18h29 - "Sporting-Gil Vicente? No máximo o jogo é adiado, a I Liga não vai parar". A onda de casos positivos de Covid-19 no Sporting e Gil Vicente tem levantado dúvidas quanto à realização do encontro da 1.ª jornada da I Liga, mas Graça FreitasDiretora-Geral de Saúde, garantiu que, a não realizar-se, o encontro seria sempre adiado e que essa decisão será tomada pela autoridade de saúde local.

18h24 - A Índia ultrapassou os 5 milhões de casos do novo coronavírus. A Agência France-Presse mostra imagens da realidade do país a braços com a pandemia.

18h04 - Confrontada com a peregrinação a Fátima no próximo dia 13 de outubro, Graça Freitas afirmou: "a DGS não sabe de onde surgiu o número 55 mil". Segundo a diretora-geral da saúde, o Santuário pediu uma audiência com o secretário de Estado da Saúde, mas não chegou à autoridade de saúde "nenhum pedido de parecer, plano de contingência ou planta do Santuário".

"Portanto, não nos parece expectável que seja possível ter 55 mil pessoas no Santuário. (...) Esperamos poder ajudar e cooperar com o Santuário, mas para isso precisamos de ter conversações, reuniões ou o plano de contingência do Santuário e, neste momento, não temos essa informação", concluiu sobre a questão. 

17h48 - Os cerca de 400 testes serológicos de despiste e diagnóstico da Covid-19 realizados pelo município de Soure aos profissionais do setor da educação do concelho deram todos negativos.

17h43 - A Segurança Social vai contratar funcionários para dar apoio ao lar ilegal localizado em Gondomar, onde 21 utentes e oito funcionários testaram positivo à Covid-19.

17h40 - Começa a conferência acerca da incidência da Covid-19 em Portugal, que conta com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido, e da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. Acompanhe em direto: 

17h33 - Um jovem estudante de engenharia aeronáutica da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, África do Sul, concebeu um veículo aéreo não tripulado, 'drone', que permite a deteção de potenciais casos de Covid-19 através de uma câmara térmica.

17h27 - Dados de Espanha. Espanha mantém a tendência de aumento de casos de coronavírus e reportou esta quarta-feira uma subida significativa no número diário de óbitos comparativamente às últimas semanas. O Ministério da Saúde deu conta de 11.193 contágios, incluindo 4.728 que foram diagnosticados nas últimas 24 horas, e 239 mortes. 

17h23 - O PCP defendeu hoje o reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS), considerando que a pandemia de covid-19 demonstrou que os grupos privados da saúde procuram "não a saúde das pessoas, mas o negócio da doença".

17h20 - "Temos de conseguir a controlar a pandemia" enquanto "recuperamos o país". As palavras são do primeiro-ministro, durante a cerimónia da assinatura do acordo para o aumento da capacidade de testagem ao novo coronavírus em Portugal. 

Leia em pormenor as declarações de António Costa

17h03 - Marta Temido sublinhou, esta quarta-feira, que "o aumento da capacidade laboratorial é muito relevante", no âmbito da Covid-19. Numa intervenção, após a assinatura do acordo para o aumento da capacidade de testagem, na sede do Infarmed, a ministra da Saúde recordou que o "robustecimento da capacidade de testagem do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é fundamental", em particular, tendo em conta os eventuais meses difíceis em termos de propagação do novo vírus que se avizinham. 

16h57 - O BE criticou hoje o Governo por não ter feito tudo o que podia para preparar o ano letivo, considerando que ignorou problemas estruturais como o material informático, falta de professores e funcionários e diminuição de alunos por turma.

16h50 - O número de casos ativos de Covid-19 no concelho de Portalegre subiu hoje para 29, após sete novos testes positivos, disse à agência Lusa a presidente do município, Adelaide Teixeira.

16h43 - Dados do Reino Unido. O Reino Unido registou nas últimas 24 horas o número mais elevado de casos diários de coronavírus desde o mês de maio. O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico indicou que foram detetadas 3.991 novas infeções e mais 20 mortes. 

16h10 - Dados de Itália. A Proteção Civil italiana anunciou esta quarta-feira que foram registados mais de mil casos de coronavírus no país no espaço de 24 horas. Itália somou assim pelo 15º dia consecutivo mais de mil casos - foram diagnosticados 1.452 casos de infeção desde ontem. Foram reportadas mais 12 mortes. Em termos acumulados, Itália contabiliza 291.442 casos confirmados e 35.645 óbitos

15h49 - Mais de 1.300 lares de idosos já receberam a visita de equipas multidisciplinares, mas a sua distribuição tem sido "bastante assimétrica", disse hoje a ministra da Saúde, Marta Temido,  no Pparlamento.

15h43 - O diretor clínico do Sporting também está infetado com o novo coronavírus. A informação surge depois de Rúben Amorim, treinador dos leões, também ter testado positivo à Covid-19.

15h35 - Pelo menos 67 jovens belgas, entre os 18 e os 20 anos, estão infetados com Covid-19 após terem regressado de férias em Albufeira no início do mês, estando a cumprir isolamento domiciliário na Bélgica, anunciaram hoje as autoridades.

15h24 - A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social ordenou em julho que a inspeção-geral do Ministério do Trabalho fizesse uma fiscalização ao lar de Reguengos de Monsaraz, onde ocorreu um surto de Covid-19, além da avaliação da Segurança Social.

15h18 - Um utente entre os 22 infetados pela Covid-19 no Lar de São Miguel, em Arruda dos Vinhos, morreu, disse hoje o delegado de saúde local. 

15h05 - Dados de Portugal. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 605 infetados pelo novo coronavírus e mais três mortes associadas à doença, revela o boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Comparativamente aos dados de ontem, os números de hoje representam um aumento de 0,93% nos novos casos e de 0,16% nas mortes. No total, desde o início da pandemia, o país contabiliza 65.626 contágios e 1.878 óbitos

15h00 - Boa tarde! O registo onde vai poder acompanhar todas as incidências da Covid-19 esta tarde começa aqui. Para recordar as notícias desta manhã, carregue aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório