Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Covid-19. Efeitos secundários em testes de vacinas afastam voluntários

Ainda assim, nestes ensaios clínicos, há sempre uma lista de voluntários de reserva para garantir que não há interrupções devido a desistências.

Covid-19. Efeitos secundários em testes de vacinas afastam voluntários
Notícias ao Minuto

19:10 - 15/09/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Após ter sido noticiado que os ensaios clínicos da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca tinham sido suspensos após um voluntário ter sofrido de uma reação adversa ao tratamento, alguns participantes integrados em testes de outras vacinas desistiram de participar nas investigações. 

De acordo com o The Guardian, este fenómeno foi reportado nos laboratórios Johnson & Johnson’s, em que parte dos ensaios clínicos decorre em Espanha. 

Ainda assim, Alberto Borobia, coordenador desta investigação, esclareceu em declarações à Reuters, que os testes têm, por norma, vários voluntários de reserva para garantir que os ensaios não são interrompidos devido a desistências. 

"Muitos voluntários telefonaram-nos a pedir mais detalhes sobre os riscos associados à vacina, independentemente do que aconteceu ter acontecido ou não com os testes da vacina que nós estamos a desenvolver", explicou o investigador, sem precisar quantas pessoas desistiram de participar no estudo. 

Os laboratórios Johnson & Johnson’s começaram a fase II da vacina que estão a desenvolver contra a Covid-19, esta segunda-feira, em Espanha. O tratamento será administrado a 190 participantes, sendo que esta fase terminará no próximo dia 22 de setembro. Estes testes também vão ser conduzidos na Holanda e na Alemanha, somando o total de 550 voluntários. 

No sábado, o laboratório AstraZeneca anunciou a retoma dos ensaios clínicos que estão a ocorrer em laboratórios no Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e África do Sul. Os testes tinham sido interrompidos, em 6 de setembro, depois de um voluntário no Reino Unido ter sofrido de uma reação adversa, um acontecimento comum no desenvolvimento de medicamentos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório