Meteorologia

  • 24 SETEMBRO 2020
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Edição

Mitsotakis pede "passos" à Turquia antes de contactos exploratórios

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, pediu hoje à Turquia que forneça provas tangíveis sobre o fim das "provocações" para iniciar os contactos exploratórios interrompidos em 2016.

Mitsotakis pede "passos" à Turquia antes de contactos exploratórios
Notícias ao Minuto

13:46 - 15/09/20 por Lusa

Mundo Grécia

Após uma reunião em Atenas com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, centrada nas tensões no Mediterrâneo oriental e ainda na nova crise surgida após o incêndio no campo de refugiados de Moria, na ilha grega de Lesbos, Mitsotakis assinalou que a Grécia está preparada para retomar os contactos diretos exploratórios sobre o "único tema" a discutir, a delimitação das zonas marítimas, caso a Turquia demonstre que pretende terminar com as provocações.

O primeiro-ministro grego sublinhou que a Turquia "ainda tem tempo, antes e após o Conselho Europeu [do próximo dia 24 de setembro], para prosseguir com passos positivos", como sucedeu com a retirada do navio turco de investigação sísmica que desde o início do verão operava no mar entre Chipre e Creta, área que a Turquia reivindica como zona económica exclusiva (ZEE), mas que colide com as ZEE declaradas por Grécia e Chipre.

Mitsotakis também sublinhou que no Mediterrâneo oriental estão em causa "interesses estratégicos e geopolíticos" da União Europeia (UE).

Por sua vez, Michel evitou pormenorizar o conteúdo do encontro, e referiu que na atual situação é necessário trabalhar em conjunto.

Na reunião foi ainda abordada a situação na ilha de Lesbos na sequência do incêndio do campo de Moria que deixou 12.000 migrantes desalojados.

Michel anunciou que viaja ainda hoje para a ilha para uma primeira observação da situação no terreno.

Mitsotakis e o presidente do Conselho Europeu também sublinharam que a questão da imigração ilegal necessita de uma resposta comum europeia.

"Quero ver que género de respostas podemos dar nos próximos dias", acrescentou Charles Michel.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório