Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

China diz estar disponível para receber observadores da UE em Xinjiang

A China disse hoje que está disponível para receber observadores em Xinjiang, onde há suspeitas de campos de concentração em massa de muçulmanos, respondendo a um pedido da União Europeia (UE).

China diz estar disponível para receber observadores da UE em Xinjiang
Notícias ao Minuto

15:55 - 15/09/20 por Lusa

Mundo China

Na segunda-feira, a UE desafiou a China a permitir observadores em Xinjiang, que a comunidade internacional denuncia como sendo uma região onde o regime de Pequim tem perseguido e detido mais de um milhão de pessoas em "campos de reeducação" a minoria muçulmana uigur.

A China tem respondido que esses campos são "centros de formação profissional", destinados a ajudar as pessoas a encontrar empregos e a libertá-las da tentação do extremismo religioso.

Liderada pelos Estados Unidos, a pressão internacional sobre Pequim tem vindo a aumentar e, na segunda-feira, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, propôs o envio de observadores independentes a Xinjiang.

"Sempre estivemos abertos para que os nossos amigos estrangeiros, incluindo os da União Europeia, venham visitar e ver Xinjiang", disse hoje Wang Wenbin, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.

"A China aceita este desafio e está pronta para fazer as preparações (necessárias). A bola está agora no campo da UE", disse Wang, numa conferência de imprensa.

Pequim rejeitou pedidos anteriores de acesso livre a Xinjiang e o porta-voz governamental não especificou em que condições os observadores europeus poderiam fazer uma eventual visita.

"No terreno, eles poderão perceber a realidade da situação, para desmentirem boatos e relatos tendenciosos que apenas dão crédito a mentiras cuidadosamente inventadas por alguns", explicou Wang Wenbin.

"Mas deixe-me enfatizar um ponto: opomo-nos a qualquer suposta investigação que se baseie na presunção de culpa", concluiu o porta-voz.

A China já tinha convidado o jogador de futebol alemão Mesut Özil, em dezembro, para vir visitar Xinjiang, após uma violenta condenação à política de Pequim sobre os uigures, por parte deste jogador de origem turca à política de Pequim.

Os Estados Unidos anunciaram segunda-feira que bloquearão a importação de uma série de mercadorias da região, acusando as autoridades chinesas de terem recorrido a "trabalhos forçados" para a sua produção.

Wang Wenbin aproveitou hoje para reagir a esse anúncio, criticando a medida de Washington como sendo "intimidadora" e dizendo que se baseia em ideias "forjadas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório