Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Mais 613 contágios em Portugal; mais 73 internados em 3 dias

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais 613 contágios em Portugal; mais 73 internados em 3 dias

Portugal contabilizou esta segunda-feira mais quatro mortos relacionados com a Covid-19 e 613 novos casos de infeção com o novo coronavírus. Desde o início da pandemia, Portugal já registou 1.871 mortes e 64.596 casos de infeção.

Esta segunda-feira fica marcada pelo regresso às aulas, com as escolas públicas a abrir portas a partir de hoje, aos alunos do 1.º ao 12.º ano. As escolas reabrem, mas com várias mudanças em relação ao ano letivo anterior, tendo sido preparadas várias medidas de proteção para minimizar o risco de contágio.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h55 - Este registo terminou. Pode continuar a seguir aqui.

14h50 Irão com forte aumento conta 156 mortes e 2.619 contágios num dia. As mortes e os contágios pelo novo coronavírus no Irão tiveram um forte aumento nas últimas 24 horas, com o registo de 156 mortes e 2.619 novos contágios, segundo dados oficiais.

14h38 Escolas vão fechar se medidas não forem mais exigentes. O secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof) alertou hoje que as escolas vão voltar a encerrar se as medidas não forem mais exigentes, sublinhando que a maioria dos estabelecimentos ainda não tem condições as condições necessárias.

14h23 PCP defende regresso à vida normal com precauções e não critica Fátima. O PCP comentou hoje de forma lacónica a peregrinação que juntou milhares de pessoas em Fátima no domingo em tempos de pandemia de Covid-19, afirmando ser natural o regresso à vida normal e sem qualquer crítica à Igreja.

14h10 Governo prolonga até 30 de setembro a interdição aos cruzeiros. O Governou prolongou hoje, até 30 de setembro, a interdição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais devido à pandemia de Covid-19.

14h03 - Já são 17 os concelhos com mais de mil casos Covid-19, com duas novas 'entradas' face à passada segunda-feira.

13h51 - Acompanhe aqui a conferência da DGS, hoje com a presença do secretário de Estado António Lacerda Sales e a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas.

13h45 - Mais 613 casos de infeção e quatro mortes. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 613 infetados com o novo coronavaírus e mais quatro mortes associadas à doença. Com a atualização de hoje, o país soma um total de 64.596 contágios e 1.871 óbitos, desde o início da pandemia. De ontem para hoje,  o número de doentes internados aumentou 25 fixando-se agora nos 477, dos quais 61 estão nos cuidados intensivos (mais quatro face a ontem). Nas últimas 24 horas recuperaram 116 doentes (no total, já superaram a infeção 44.185 pessoas.  Nos últimos três dias, o número de internamentos aumentou de 404 para 477, estando 61 doentes nas UCI.

13h29 88 militares portugueses infectados na República Centro-Africana. Pelo menos 88 dos 180 militares portugueses destacados na missão da ONU na República Centro-Africana (RCA) estão infectados com Covid-19 e encontram-se bem, informou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

13h20 Utentes e funcionários do lar em em Ourique testados após caso positivo. Uma utente de 85 anos do lar de Santa Luzia, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Ourique, testou positivo à Covid-19 e serão realizados testes a todos os idosos e funcionários, revelou hoje à Lusa o provedor da instituição.

13h13 Silvio Berlusconi tem alta do hospital em Milão. O antigo chefe de Governo italiano Silvio Berlusconi, hospitalizado desde 3 de setembro devido a uma infeção pulmonar causada pela Covid-19, teve hoje alta do hospital San Raffaele, na cidade de Milão, no norte de Itália.

13h10 PSD quer alterar leis para que infetados ou em quarentena possam votar. O PSD entregou hoje num parlamento um projeto-lei para alargar a possibilidade de voto antecipado a pessoas que estejam doentes, infetadas ou de quarentena devido à Covid-19, adaptando algumas das normas que já se aplicam a presos e internados.

13h07 Mais de 924 mil mortos e 29 milhões de infetados em todo mundo. A pandemia do novo coronavírus já causou a morte de mais de 924 mil pessoas e infetou mais de 29 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais. Nas últimas 24 horas foram registadas 3.844 novas mortes e 253.832 novos casos em todo o mundo. Os países que registaram o maior número de novas mortes são a Índia (1.136), os Estados Unidos (494) e o Brasil (415).

12h41Comércio em Braga vai poder funcionar até às 23:00. O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, anunciou hoje que a partir de terça-feira os estabelecimentos comerciais do concelho vão poder funcionar até às 23:00, a hora limite definida pelo Governo para o estado de contingência.

12h28 Sporting com 7 jogadores infetados. Depois dos positivos de ontem, novos testes confirmaram mais cinco jogadores infetados, mas também um membro do plantel, de acordo com o confirmado pelo Desporto ao Minuto.

12h19 Número de utentes de lar em Évora internados no hospital sobe para oito. Todos os utentes de um lar ilegal em Évora infetados com Covid-19 foram já avaliados no serviço de urgência do hospital da cidade e o número de internados subiu para oito, disse hoje fonte da unidade de saúde.

12h16 Fisco criará automaticamente planos de prestações para dívidas de IRS e IRC. O fisco vai passar a disponibilizar de forma automática a possibilidade de as dívidas de IRS e IRC até cinco mil e 10 mil euros, respetivamente, serem pagas em prestações, segundo um despacho hoje publicado no Portal das Finanças.

11h30Covid-19 "causou prejuízo muito grave no processo de aprendizagem de alunos". António Costa visitou a escola AEB Educação e Formação, em Benavente, esta segunda-feira, dia em que se inicia o novo ano letivo. Confira aqui as principais declarações.

11h28 - O governo espanhol também recorda as principais medidas para um regresso à escola em segurança: uso de máscara, distância de segurança e grupos fixos.

11h20 - Infantário da Covilhã encerrado "por prevenção". O jardim-de-infância do Rodrigo, na Covilhã, foi encerrado "por prevenção" na sequência de uma situação de Covid-19 que envolve quatro pessoas da mesma família, entre as quais uma criança que frequenta aquele espaço, disse à agência Lusa o presidente da Câmara.

11h19 Santa Maria recebeu 103 crianças com Covid, 10 precisaram de internamento. O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte revelou, esta segunda-feira, que, das 103 crianças e adolescentes com Covid-19 acompanhados no Hospital de Santa Maria, até meados de junho, só 10 precisaram de internamento.

11h14 - Declarações à imprensa do primeiro-ministro, António Costa, após visita à escola AEB Educação e Formação em Benavente. Acompanhe aqui em direto:

10h39 "Vai demorar quatro ou cinco anos" para vacinas chegarem a toda a gente. O presidente-executivo do instituto que é maior produtor mundial de vacina, o indiano Serum Institute of India, disse que não vai haver vacinas para inocular toda a gente à escala global antes de 2024. Adar Poonawalla explicou que as empresas farmacêuticas não conseguem produzir com a rapidez necessária, sobretudo se a vacina consistir em duas doses por doente.

9h57 Marcelo não realiza 5.ª Festa do Livro para mitigar riscos de contágio. O Presidente da República justificou hoje a não realização da 5.ª Festa do Livro em Belém com a preocupação de mitigar os riscos de contágio da Covid-19, realçando que esta iniciativa "tem incluído várias manifestações culturais".

9h55 - Ministério da Educação assinala o regresso às aulas: "Depois de um ano marcado pelo aparecimento do novo coronavírus, há que trabalhar com afinco na recuperação das aprendizagens. A escola está diferente mas a vontade de aprender e ensinar mantém-se".

9h52 Adultos infetados com mais probabilidade de terem estado em restaurantes. Há duas vezes mais probabilidade de um adulto que testou positivo para a infeção por SARS-CoV-2 ter feito uma refeição num restaurante nos 14 dias anteriores ao teste do que um adulto que testou negativo, de acordo com um novo estudo do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC).

9h25 Apoio extraordinário à retoma: Como funciona e como se pode pedir. O apoio extraordinário à retoma é mais uma 'arma' do Governo de combate à crise gerada pela pandemia da Covid-19. Destina-se a empresas com quebras de faturação igual ou superior a 40% com o objetivo de ajudar na manutenção dos postos de trabalho, de acordo com a Segurança Social. 

8h49 Trump realiza comício em recinto fechado e violando (várias) regras. O Presidente dos Estados Unidos realizou no domingo um comício em recinto fechado, indignando as autoridades do estado do Nevada que advertiram para a possibilidade de violação das recomendações antiepidémicas.

8h29 Novos casos descem na Alemanha. A Alemanha registou 927 novos casos de Covid-19 e uma vítima mortal nas últimas 24 horas, de acordo com o Instituto Robert Koch (RKI). No início de setembro, os novos casos de infeção mostravam uma ligeira tendência de subida, com várias dias consecutivos acima dos mil casos, mas este domingo e segunda-feira esse número baixou.

Alemanha contabiliza 260.355 casos e 9.350 óbitos desde o início da pandemia no país.

8h11 Brasileiros criam solução que desativa SARS-CoV-2 por 24 horas. Cientistas criaram uma solução formulada com nióbio que oferece proteção contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19.

7h52 - Mortalidade vai ser pior em outubro e novembro, diz OMS. O diretor-regional da OMS para a Europa indicou que é provável que existe um aumento no número diário de mortes nos meses de outubro e novembro. "Vai ficar mais duro... em outubro, novembro vamos ver mais mortalidade", disse Hans Kluge à agência AFP. "Estamos numa altura em que os países não querem ouvir este tipo de más notícias, e eu compreendo", disse o diretor regional da OMS para a Europa, que, no entanto, quis enviar "a mensagem positiva" de que a pandemia "vai parar, num momento ou noutro".

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reportou no domingo um número recorde de novos casos diários de contágio, com 307.930 casos de infeção notificados nas 24 horas anteriores, em todo o mundo. Foram também reportadas mais 5.500 novos óbitos.

7h45 Regresso às aulas começa hoje com novas regras do 1.º ao 12.º anos. As escolas públicas podem começar a abrir portas a partir de hoje e voltar a receber os alunos do 1.º ao 12.º ano, que regressam ao ensino presencial, interrompido em março devido à pandemia de Covid-19. No novo ano letivo, que começa entre hoje e quinta-feira, professores, estudantes e funcionários vão experienciar uma escola diferente, em relação aos anos anteriores, com um conjunto de regras e normas de funcionamento que foram implementadas para ajudar a manter a escola aberta o máximo tempo possível. Conheça aqui as principais adaptações.

7h44 China soma 29 dias consecutivos sem casos locais de contágio. A China atingiu hoje 29 dias consecutivos sem registar infeções locais de Covid-19, já que os dez casos diagnosticados nas últimas 24 horas são todos oriundos do exterior, informaram as autoridades.

7h43 México com mais 421 mortos e 5.674 novos casos. O México registou 217 mortes causadas pela Covid-19 e 4.408 contágios nas últimas 24 horas, de acordo com dados oficiais das autoridades de Saúde mexicanas.

7h41 EUA com 494 mortos e 37.704 casos nas últimas 24 horas. Os Estados Unidos registaram 494 mortes causadas pela Covid-19 e 37.704 infetados nas últimas 24 horas, de acordo com uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

7h40 - Damos início ao um novo registo. Para consultar as atualizações de domingo, por favor, clique aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório