Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Grécia felicita regresso à Turquia do navio explorador Oruc Reis

O Governo grego felicitou hoje o regresso do navio de exploração turco Oruc Reis a Antália, sul da Turquia, e afirmou que agora espera "continuidade" na desaceleração do conflito sobre direitos de energia.

Grécia felicita regresso à Turquia do navio explorador Oruc Reis
Notícias ao Minuto

10:22 - 13/09/20 por Lusa

Mundo Grécia

O Governo grego felicitou o retorno do navio de pesquisa turco Oruc Reis de uma área disputada do leste do Mediterrâneo, que está no centro de um impasse entre a Grécia e a Turquia sobre direitos de energia.

O navio de pesquisa Oruc Reis voltou para perto do porto de Antália, no sul da Turquia, pela primeira vez em semanas depois de a Turquia ter anunciado, em julho, que estava a despachar um navio para trabalhar em águas que a Grécia afirma serem da sua jurisdição exclusiva.

"Este é um sinal positivo. Veremos como isto evolui para fazer uma avaliação adequada", disse o porta-voz do Governo grego, Stelios Petsas, ao canal privado de televisão Skai, sobre o facto de Ancara não ter renovado o aviso aos marinheiros (NAVTEX), que reportam as atividades do navio sísmico na área disputada.

O NAVTEX expirou esta noite, mas em vez de prolongar a missão, como tem feito nas semanas anteriores, o Governo de Recep Tayyip Erdogan ordenou o seu regresso a Antália.

"Agora Atenas espera consistência e continuidade na desaceleração nos próximos dias", destacou o porta-voz.

Stelios Petsas assegurou que a Grécia está disposta a "retomar a linha de contactos exploratórios que a Turquia cortou em março de 2016, cujo objetivo é resolver a única diferença [entre os países], a limitação das zonas marítimas".

O navio turco de exploração sísmica Oruc Reis e outro perfurador operam desde o início do verão no mar entre o Chipre e Creta, em áreas que a Turquia reclama como zona económica exclusiva (ZEE), mas que se sobrepõe com as ZEE declaradas pela Grécia e Chipre.

A Turquia e a Grécia, ambos membros da NATO, estão envolvidos numa grave disputa em torno das jazidas de hidrocarbonetos detetadas no Mediterrâneo oriental.

A União Europeia (UE) instou a Turquia a interromper as suas "atividades ilegais" no Mediterrâneo oriental e a retomar o diálogo com a Grécia e ameaçou ampliar as sanções contra o país, caso os turcos não cumpram.

A disputa sobre as reservas potenciais de petróleo e gás desencadeou um aumento da presença militar no leste do Mediterrâneo. Turquia enviou navios de guerra para a área onde o Oruc Reis estava envolvido em pesquisas sísmicas e conduziu exercícios militares para afirmar as suas reivindicações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório