Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Beirute: Polícia usa balas de borracha para dispersar manifestação

Soldados libaneses dispararam hoje balas de borracha para dispersar centenas de manifestantes que tentaram desfilar até ao palácio presidencial, em Beirute, pedindo responsabilidade pelas explosões que abalaram o país.

Notícias ao Minuto

18:13 - 12/09/20 por Lusa

Mundo Explosões em Beirute

As devastadoras explosões no porto de Beirute, em agosto, que mataram centenas de pessoas, e o misterioso incêndio no mesmo local, na quinta-feira, provocaram uma escalada de tensão política no Líbano.

As explosões, causadas pela detonação de quase três mil toneladas de nitrato de amónio que tinha sido armazenado indevidamente no porto, e o incêndio numa fábrica de pneus não teve até agora ninguém responsabilizado, aumentando o desconforto da população.

Os manifestantes que hoje desfilaram em Beirute quiseram exprimir a sua raiva perante a situação no país, pedindo responsabilidades pelas recentes tragédias.

Os apoiantes do Presidente libanês, Michel Aoun, ainda tentaram fazer uma contramanifestação, mas apenas aumentaram a tensão dos opositores do regime.

Quando os manifestantes antigovernamentais tentaram quebrar um cordão de segurança, que bloqueava o seu caminho para o palácio presidencial, as forças de segurança dispararam balas de borracha contra as centenas de pessoas.

Alguns manifestantes responderam, atirando pedras e galhos de árvores contra os militares, ferindo alguns deles.

Os manifestantes gritaram palavras de ordem contra o Governo e culparam a corrupção e a negligência dos políticos pelos acidentes que abalaram o país nas últimas semanas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório