Procurar

Mais de 50 mortos em desmoronamento de mina de ouro na RD Congo

Mais de 50 pessoas morreram na sexta-feira na República Democrática do Congo após o desmoronamento de três poços de mineração artesanal de ouro perto da cidade de Kamituga, na província do Kivu Sul, anunciaram hoje as autoridades locais.

Mais de 50 mortos em desmoronamento de mina de ouro na RD Congo

© Reuters

Lusa
12/09/2020 12:02 ‧ há 5 anos por Lusa

Mundo

RD Congo

Segundo as mesmas fontes, o acidente foi provocado pelas fortes chuvas dos últimos dias.

"Os escavadores e os transportadores das pedras foram engolidos pelas águas", disse o presidente da câmara de Kamituga, Alexandre Bundya.

"Uma equipa de socorristas com motobombas veio recuperar os corpos das vítimas", acrescentou.

Diwa Honore, que sobreviveu à tragédia, disse que mais de 50 pessoas tinham estado nos três poços, que têm cerca de 50 metros de profundidade.

As pedreiras mineiras artesanais são geralmente inseguras no leste do Congo e na região de Kasai. As mulheres e as crianças também trabalham nas minas.

Outros desmoronamentos que ocorreram no início deste ano no país, em Maniema e no Katanga, provocaram pelo menos 18 mortos.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10