Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Seis mulheres transportadas em ambulância morrem em explosão no Mali

Seis mulheres, incluindo uma grávida, morreram hoje na explosão de uma mina artesanal quando eram transportadas numa ambulância para o sul do Mali, soube a agência AFP pelas autoridades judiciais regionais.

Seis mulheres transportadas em ambulância morrem em explosão no Mali
Notícias ao Minuto

23:50 - 11/09/20 por Lusa

Mundo Explosão

As seis mulheres estavam a ser transportadas em ambulância "entre Boura e Yorosso", na região sul de Sikasso, disse à AFP o procurador de Koutiala, Dramane Diarra.

O único sobrevivente da explosão foi o condutor da ambulância, acrescentou Diarra, informando que estava "gravemente ferido".

O condutor foi levado para o hospital regional, de acordo com um conselheiro local, que pediu para não ser identificado.

Fotos que circulam nas redes sociais, autenticadas pela AFP, mostram a ambulância, um veículo todo-o-terreno marcado com a cruz vermelha, o símbolo dos veículos médicos, totalmente destruída pela explosão.

O tejadilho e a traseira do veículo desapareceram na explosão, deixando os dois bancos da frente, a capota e a antena de rádio.

A explosão aconteceu na região de Sikasso, na parte sul do Mali que faz fronteira com o Burkina Faso, uma zona onde a violência, que há alguns anos não se registava, é cada vez mais recorrente.

Na área estão a operar 'jihadistas'. O Mali, tal como o Burkina Faso e o Níger, tem sido atingido pela violência cada vez mais frequente desde 2012.

Os grupos 'jihadistas' associados à Al Qaida ou à organização terrorista Estado Islâmico estão a lutar entre si e contra os símbolos do Estado.

Essas organizações têm uma forte implantação e as suas ações são diárias, principalmente emboscadas, ataques a campos militares e a disseminação de dispositivos explosivos artesanais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório