Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Mistério. Cobra de 62 anos põe ovos sem estar com um macho há vinte anos

A píton pôs um total de sete ovos.

Mistério. Cobra de 62 anos põe ovos sem estar com um macho há vinte anos
Notícias ao Minuto

18:17 - 11/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Animais

Os especialistas do jardim zoológico de St. Louis, nos Estados Unidos, estão a tentar perceber como é que uma cobra de 62 anos - uma píton-real - pôs sete ovos apesar de não estar perto de um macho há pelo menos duas décadas. 

Mark Wanner, um dos responsáveis do zoo, explicou à Associated Press, que apesar de ser extremamente incomum, não é raro as pítons reproduzirem-se assexualmente. As cobras por vezes armazenam esperma para adiar a fertilização. Mas por outro lado, os nascimentos também são pouco comuns, pois as cobras daquela espécie deixam de por ovos antes dos 60 anos.

"Definitivamente é a cobra mais velha de que temos conhecimento a por ovos", admitiu Mark, acrescentando que já é a mais velha de que há registo a viver num zoo.

A píton-real, que não tem nome, pôs os ovos a 23 de julho deste ano. Três dos ovos continuam na incubadora, dois foram usados para tirar amostras genéticas e as cobras dentro dos outros dois não sobreviveram. Os ovos que continuam viáveis deverão eclodir daqui a cerca de um mês.

As amostras genéticas vão mostrar se os ovos foram reproduzidos sexualmente ou assexualmente. A única outra píton-real que está no zoo é um macho de 31 anos, mas não está no mesmo habitat.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório