Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Migrantes etíopes presos na Arábia Saudita denunciam celas sobrelotadas

Migrantes etíopes detidos na Arábia Saudita denunciaram estar em celas sobrelotadas, passar fome, juntamente com doentes e relataram casos de suicídio, através de telefonemas clandestinos para organizações e imprensa para alertaram para a sua situação.

Migrantes etíopes presos na Arábia Saudita denunciam celas sobrelotadas
Notícias ao Minuto

14:09 - 11/09/20 por Lusa

Mundo Migrantes

Ativistas dos direitos humanos já instaram Riade a investigar as condições em que estes migrantes etíopes vivem nos centros de detenção sauditas.

Imagens clandestinas divulgadas pela organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch (HRW) mostram muitos homens amontoados em salas sem janelas, o que tem causado choque no estrangeiro, depois de muito tempo sem que se conhecesse a realidade destes centros.

Na semana passada, as autoridades sauditas começaram a confiscar telefones e os diplomatas etíopes aconselharam os seus concidadãos a deixarem de falar sobre a sua situação, disseram à agência de notícias francesa AFP, três imigrantes confinados em duas das instalações do reino.

Os migrantes descreveram condições de vida extremas com muito pouca comida e água. "É um inferno", afirmou um homem de 23 anos à AFP, falando a partir de um centro na cidade de Jizane, no sul do país.

As casas de banho entupidas estão a transbordar e muitos migrantes desenvolveram infeções de pele e outras doenças, continuaram.

Segundo uma ativista etíope, Lema Zelalem Birhane, que tem estado em contacto com os migrantes, alguns estão presos há "mais de cinco meses" sem ver a luz do dia.

"Não recebem cuidados médicos", afirmou à AFP a partir de Adis Abeba.

Alguns dos presos perderam a esperança e houve já suicídios, segundo testemunhos recolhidos pela agência de notícias francesa e pela ativista etíope.

O ministério saudita responsável pela comunicação com os media, a Comissão dos Direitos Humanos (HRC) e a embaixada da Etiópia em Riade não responderam aos pedidos de esclarecimento da AFP.

Três centros principais foram citados pelos migrantes - dois em Jizane e um perto de Jeddah, no Mar Vermelho, de acordo com a HRW.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) também já expressou a sua preocupação sobre as "condições desastrosas" destes centros, assegurando que está em contacto com a HRC, que está a conduzir uma "investigação interna" sobre o assunto.

Durante anos, centenas de milhares de etíopes fizeram a perigosa viagem, através do Iémen dilacerado pela guerra, até à Arábia Saudita à procura de trabalho.

Em abril, rebeldes que controlavam o norte do Iémen expulsaram milhares deles para a vizinha Arábia Saudita, acusando-os de estarem infetados com o novo coronavírus, de acordo com migrantes e com a ONG HRW.

Dezenas foram mortos a tiro pelos rebeldes ou depois, quando tentavam atravessar a fronteira, pelos guardas de fronteira sauditas, de acordo com a HRW.

Centenas acabaram por ser autorizados a entrar no reino, mas foram colocadas em centros de detenção.

Segundo a OIM, a Arábia Saudita tem vindo a deportar cerca de 10.000 etíopes por mês desde 2017, mas o ritmo abrandou este ano, quando Adis Abeba (capital da Etiópia) pediu uma moratória, receando que os migrantes trouxessem de volta o vírus.

"Centenas, se não milhares de migrantes etíopes estão agora a definhar em centros de detenção na Arábia Saudita", disse a investigadora da HRW Nadia Hardman, lamentando a detenção "arbitrária".

Na semana passada, a Etiópia reconheceu que "não estava a fazer o suficiente" pelos migrantes, enquanto elogiava o "apoio excecional" de Riade aos seus cidadãos.

Adis Abeba parece querer agradar ao seu vizinho rico, um investidor chave e fonte de remessas estrangeiras para a Etiópia.

"Deixámos o nosso país para mudar as nossas vidas", disse um imigrante de 23 anos, que sobreviveu à carnificina na fronteira entre a Arábia Saudita e o Iémen, em abril.

"Pedimos aos guardas sauditas que nos enviassem de volta ao nosso país, mas eles disseram-nos que o nosso governo não nos queria".

A mulher daquele migrante etíope, de 21 anos, está presa num centro de detenção em Jeddah com o seu bebé de 1 ano.

Contactada pela AFP, ela disse que as mulheres grávidas tinham dado à luz em condições insalubres e que temia não poder contactar o marido se o seu telefone fosse confiscado.

De acordo com Birhane, os sauditas "confiscam telefones (...) para silenciar os migrantes".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório