Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

A recuperar do envenenamento, Navalny já "consegue falar novamente"

O crítico do presidente russo está a ser tratado num hospital alemão, em Berlim, depois de se ter sentido mal durante um voo doméstico na Rússia, no mês passado.

A recuperar do envenenamento, Navalny já "consegue falar novamente"
Notícias ao Minuto

13:15 - 10/09/20 por Sara Gouveia

Mundo Navalny

O opositor político do presidente russo, Alexei Navalny, já "consegue falar novamente", depois de ter sido envenenado com um agente nervoso do tipo Novichok no mês passado, avança a Der Spiegel.

Navalny está a ser tratado num hospital alemão, em Berlim, após ter sido inicialmente hospitalizado na Rússia, ao ter-se sentido mal durante um voo doméstico no país. A sua proteção policial também foi reforçada para antecipar qualquer possível atentado contra a sua vida.

"A Der Spiegel e o Bellincat sabem que Navalny já consegue falar e que deverá lembrar-se dos detalhes do seu colapso", escreveram, acrescentando que "as suas declarações poderão ser perigosas para os responsáveis pelo ataque". 

A porta-voz do crítico, Kira Yarmysh, recorreu ao Twitter para dar conta de que "a história é exagerada e contém várias imprecisões factuais".

No início desta semana, foi anunciado que o dissidente russo tinha saído do coma induzido e que estava responsivo

Segundo o governo alemão, o envenenamento de Navalny, de 44 anos, com o agente agente nervoso do tipo Novichok foi uma tentativa de assassinato, pelo que já exigiu uma explicação da parte da Rússia. Do seu lado, Moscovo continua a insistir que não existem provas de que o opositor tenha sido envenenado.

O caso Navalny está a afetar novamente as relações entre a Rússia e os países ocidentais. A União Europeia admite aplicar sanções e Berlim não exclui proceder ao "congelamento" do principal gasoduto com a Rússia (Nord Stream 2).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório