Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

África do Sul. Apreendida heroína no valor de 4,4 milhões de euros

A polícia sul-africana em Richards Bay, litoral do país, apreendeu 342,5 quilogramas de heroína no valor de 87,5 milhões de rands (4,4 milhões de euros) proveniente de Moçambique, anunciou hoje a força policial.

África do Sul. Apreendida heroína no valor de 4,4 milhões de euros
Notícias ao Minuto

12:34 - 10/09/20 por Lusa

Mundo África do Sul

"Os agentes da unidade de investigação de crime organizado de Richards Bay encontraram heroína em pó no valor de cerca de 87,5 milhões rands e prenderam três suspeitos", refere o comunicado da Polícia sul-africana (SAPS, na sigla em inglês).

O comunicado adianta que os agentes policias descobriram 342,5 kg da droga dentro de um compartimento metálico "construído para o efeito num camião proveniente de Moçambique via Suazilândia [atual Essuatíni] para a província do KwaZulu-Natal".

A polícia sul-africana refere que o camião foi intercetado em Hluhluwe e que os agentes tiveram de recorrer a rebarbadoras para desmantelar o compartimento falso.

"Cerca de 250 pacotes de heroína foram encontrados no compartimento falso recentemente pintado", adianta.

A polícia prendeu o motorista da viatura e dois passageiros que irão comparecer em tribunal, refere a nota sem indicar a data de comparência.

"É preocupante imaginar quantas vidas seriam desperdiçadas pelo vício e pelo crime desencadeado pelo consumo destas drogas duras", disse o tenente-general Lebeya, citado no comunicado.

Em 26 de maio, a polícia sul-africana apreendeu heroína importada de Moçambique, avaliada em meio milhão de euros, no posto de fronteira entre os dois países em Lebombo, perto de Komatipoort.

Em

4 de agosto, os agentes da SAPS apreenderam 1.150 cápsulas de heroína com um valor estimado de 34 mil rands (1.671.48 euros), em Durban, capital da província do KwaZulu-Natal, vizinha a Moçambique.

Um relatório do projeto Enact, financiado pela União Europeia (UE), lançado em junho de 2018, refere que Moçambique é um dos principais corredores para o tráfico de heroína oriunda da Ásia e que tem como destino a África do Sul.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório