Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

"Por favor, peço-vos". Advogado morto pela polícia, Colômbia em choque

A morte de um advogado após o uso repetido de um 'taser' por dois polícias em Bogotá, na Colômbia desencadeou violentos protestos na capital colombiana e no resto do país, com registo de feridos e danos materiais.

Notícias ao Minuto

07:01 - 10/09/20 por Lusa

Mundo Violência policial

O homem, de 46 anos, foi imobilizado no chão por dois agentes e sujeito a repetidos choques elétricos, um incidente filmado por testemunhas que causou indignação no país, fazendo lembrar o caso do afro-americano George Floyd, sufocado por agentes da polícia, nos Estados Unidos.

O homem acabaria por morrer horas depois de ser transportado para um hospital.

Um vídeo de quase dois minutos [que o Notícias ao Minuto optou por não reproduzir face à violência das imagens] mostra dois agentes da polícia colombiana administrarem choques elétricos ao advogado Javier Ordoñez, enquanto este implora "por favor" e "agentes, peço-vos", com testemunhas da cena a pedirem também à polícia que pare.

Os protestos começaram no posto onde trabalham os dois polícias envolvidos na morte e espalharam-se a vários locais em Bogotá e a outras cidades do país, com relatos de esquadras incendiadas pelos manifestantes, segundo a agência de notícias espanhola Efe.

Na capital colombiana, multidões incendiaram postos de polícia (os chamados "comandos de ação imediata") em vários bairros, além de veículos da polícia e do Ministério Público.

Pelo menos dois homens terão ficado gravemente feridos durante confrontos entre os manifestantes e a polícia, segundo a agência Efe.

Nas redes sociais, manifestantes divulgaram vídeos de alegados abusos policiais.

O ministro da Defesa, Carlos Holmes Trujillo, que passou parte da noite numa reunião urgente de segurança, disse que os dois agentes que atacaram o advogado "já são objeto de uma investigação disciplinar e criminal".

Veja, na galeria, imagens dos protestos que circulam nas redes sociais. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório