Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Estados Unidos reduzem de 5.200 para 3.000 os seus militares no Iraque

Os Estados Unidos decidiram reduzir de 5.200 para 3.000 os seus militares no Iraque, anunciou hoje o general Keneth McKenzie, chefe do comando militar norte-americano no Médio Oriente.

Estados Unidos reduzem de 5.200 para 3.000 os seus militares no Iraque
Notícias ao Minuto

14:51 - 09/09/20 por Lusa

Mundo Militares

"Reconhecendo os grandes progressos conseguidos pelas forças iraquianas e em consulta e coordenação com o governo iraquiano e os nossos parceiros da coligação, os Estados Unidos decidiram reduzir a sua presença militar no Iraque de cerca de 5.200 para 3.000 militares durante o mês de setembro", declarou o general McKenzie em Bagdad.

A Casa Branca indicou na terça-feira que estava para breve um anúncio sobre uma nova redução das tropas norte-americanos no Iraque, onde os soldados dos Estados Unidos que perseguem as células adormecidas de 'jihadistas' enfrentam ataques crescentes de fações pró-iranianas.

Os Estados Unidos continuarão a apoiar o exército iraquiano na luta contra os últimos elementos do grupo extremista Estado Islâmico (EI) ainda ativos no país e manterão uma presença limitada na Síria, precisou o general, num discurso feito na tomada da posse do novo comandante da coligação anti-EI, o general Paul Calvert.

"Devemos continuar a nossa cooperação contra o EI com os nossos parceiros no Iraque e na Síria", disse ainda.

"Esta presença reduzida permite-nos continuar a aconselhar e ajudar os nossos parceiros iraquianos na extração do resto do EI no Iraque", adiantou McKenzie, sublinhando a confiança de Washington na "capacidade das forças iraquianas para operar de forma independente".

O general norte-americano assinalou que "o trajeto foi difícil, o sacrifício imenso, mas o progresso foi significativo", ressalvando, no entanto, haver "ainda muito trabalho a ser feito".

Em 2014, os Estados Unidos assumiram a liderança de uma coligação internacional para expulsar o EI do Iraque e da Síria e Washington e aliados continuaram a apoiar as forças iraquianas com ataques aéreos, operações de vigilância e treino para evitar o ressurgimento dos 'jihadistas'.

No último ano as forças norte-americanas no Iraque têm sido alvo de dezenas de ataques que Washington atribui a milícias próximas do Irão, país inimigo dos Estados e que há muito pede a saída de todos os soldados norte-americanos do Médio Oriente.

A tensão entre Washington e Teerão subiu quando em janeiro os norte-americanos mataram em Bagdad o poderoso general iraniano Qassem Suleimani e o iraquiano Abu Mehdi al-Muhandis, chefe operacional do Hachd al-Chaabi, uma coligação de paramilitares pró-Irão?????, levando os deputados xiitas iraquianos a votarem a expulsão dos soldados estrangeiros do país, incluindo os dos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório