Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

México. Duzentos esqueletos de mamutes encontrados debaixo de aeroporto

Especialista espera que a descoberta ajude a resolver o mistério da sua extinção.

México. Duzentos esqueletos de mamutes encontrados debaixo de aeroporto
Notícias ao Minuto

15:33 - 05/09/20 por Sara Gouveia

Mundo México

Pelo menos 200 esqueletos de mamutes foram encontrados numa zona de obras no aeroporto perto da Cidade do México, com muitos outros ainda por encontrar. Os especialistas esperam que o local de escavações nas margens de um antigo lago, que atraiu e prendeu os animais no solo pantanoso, possa ajudar a levantar o véu sobre o mistério da sua extinção.

As descobertas ainda estão a ser feitas na área, segundo explicaram os arqueólogos, citados pelo Independent. Algumas pistas iniciais sugerem que os humanos fizeram ferramentas com ossos de mamíferos gigantes, que desapareceram da Terra há entre 10 e 20 mil anos.

Há tantos restos mortais de mamutes naquele local, onde será o novo aeroporto de Santa Lucia, que os investigadores precisam de estar a acompanhar cada escavação feita no solo para garantir que o trabalho é  interrompido quando os ossos forem descobertos.

Até agora já foram encontrados restos de "cerca de 200 mamutes, 25 camelos e cinco cavalos", revelou o arqueólogo Ruben Manzanilla Lopez, do Instituto Nacional de Antropologia e História.

"O que causou a morte destes animais" é a questão, há sempre "um debate sobre se terão sido as alterações climáticas ou a presença de humanos", referiu o especialista, mas na sua opinião "no final a decisão vai ser que foi uma sinergia entre as duas".

O projeto do aeroporto deverá estar completo em 2022, momento em que as escavações irão terminar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório