Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Merkel sublinha necessidade de fortalecer saúde pública no longo prazo

A chanceler alemã, Angela Merkel, deixou hoje um agradecimento aos profissionais e autoridades de saúde pelo "excecional emprenho e dedicação" e "enorme contribuição" na contenção da pandemia de covid-19, sublinhando a importância de fortalecer serviços de saúde pública.

Merkel sublinha necessidade de fortalecer saúde pública no longo prazo
Notícias ao Minuto

12:35 - 05/09/20 por Lusa

Mundo Alemanha

"Agora é uma questão de fortalecer a saúde pública também no longo prazo", referiu Ângela Merkel numa mensagem de vídeo, adiantando que o programa conjuntural delineado pelo seu governo inclui um 'Plano para os serviços públicos de saúde'.

"Pretendemos criar muito mais postos de trabalho na saúde e continuar a melhorar a vertente técnica", disse ainda.

A chanceler alemã destacou também que "canais de comunicação digitais ágeis" são "uma condição indispensável" para manter o sistema de saúde pública operacional e para que "todas as informações cheguem a tempo a quem deve tomar as decisões necessárias nesta pandemia".

"Se o nosso país tem lidado bem com a pandemia do novo coronavírus, se o número de infeções não atingiu a dimensão que observámos noutros países, [isso] tem que ver, e não em última instância, com o trabalho que diariamente levam a cabo os serviços de saúde pública", observou.

Neste contexto, Ângela Merkel sublinhou que são os funcionários da saúde pública a ajudar a detetar e a quebrar as cadeias de transmissão, realizar testes, solicitar e controlar quarentenas e a tentar determinar a rede de contactos dos infetados.

Para a próxima terça-feira, a chanceler alemã tem agendado um encontro virtual com funcionários do serviço público de saúde, autarcas e autoridades regionais de todo o país para ficar a par do trabalho desenvolvido, desafios que se colocam e perceber de que forma a política pode contribuir.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório