A notícia está a ser avançada pelo jornal cubano ‘El Nuevo Herald’ que assegura que o ex-líder cubano sofreu uma hemorragia cerebral que afectou a sua capacidade de se alimentar, de falar e até mesmo de reconhecer as pessoas.
“Fidel sofreu um acidente vascular cerebral e não consegue reconhecer ninguém. Ele está muito perto do estado vegetativo”, revela o jornal, citando o médico venezuelano José Marquina, que assegura ter tido acesso a informações sobre o estado de saúde de Fidel.
Marquina disse ainda que Fidel está na sua casa em El Laguito, em Havana, a receber cuidados médicos permanentes e especializados. “Pode ficar semanas assim, mas posso dizer que não o voltaremos a ver em público”, afirma.
O líder cubano apareceu em público pela última vez em Março por ocasião da visita do Papa Bento XVI a Cuba, tendo deixado de escrever, em Junho, a sua habitual coluna de opinião no jornal ‘Granma’.
Ontem, o referido jornal publicou uma mensagem de felicitação de Fidel Castro à Escola de Medicina Victoria de Girón, em Havana, pelo seu 50.º aniversário.