Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Praga de gafanhotos na África Austral precisa de uma resposta urgente

As Nações Unidas alertaram hoje que depois da praga de gafanhotos que assolou a África Oriental, há uma outra a ameaçar a África Austral, e que, ainda que mais pequena, precisa de uma resposta urgente.

Praga de gafanhotos na África Austral precisa de uma resposta urgente
Notícias ao Minuto

13:07 - 04/09/20 por Lusa

Mundo FAO

De acordo com a agência de notícias AP, que cita a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura em Moçambique (FAO, na sigla inglesa), a praga de gafanhotos no Botsuana, Namíbia, Zâmbia e Zimbabué não está relacionada com o outro surto na África Oriental.

No entanto, e apesar de serem menores em dimensão, estes surtos na África Austral precisam de ser atacados de imediato para prevenir a escalada para um problema de segurança alimentar, já que os agricultores ainda estão na ressaca da seca do ano passado e estão ainda sob efeito das medidas de combate à pandemia da covid-19.

"Estes insetos podem comer num só dia alimentos suficientes para alimentar 2.500 pessoas", lê-se no documento citado pela AP, que admite que o lançamento de pesticidas é a única arma eficaz, mas alerta que "a situação é agravada pelo difícil acesso e pela sensibilidade ecológica de algumas das áreas afetadas".

Em meados de agosto, o representante da FAO em Moçambique tinha defendido uma resposta conjunta entre os países da África Austral para fazer face à praga de gafanhotos na região, alertando para a sua rápida propagação.

Os "insetos deslocam-se muito rapidamente e podem atravessar as fronteiras sem que ninguém perceba em menos de 24 horas. Portanto, esta parte da coordenação regional é uma componente muito importante para travar a propagação", disse Hernâni Coelho da Silva, em entrevista à Lusa em Maputo.

Na África Austral, além de Maláui e Tanzânia, a praga do "gafanhoto vermelho" já afeta quatro distritos de duas províncias de Moçambique, nomeadamente Sofala e Niassa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório