Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Um mês desde as explosões em Beirute. "Nunca perdoaremos"

Shady Rizk foi um dos milhares de feridos nas explosões no porto de Beirute.

Um mês desde as explosões em Beirute. "Nunca perdoaremos"
Notícias ao Minuto

10:50 - 04/09/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Explosões em Beirute

Esta sexta-feira assinala-se um mês desde que o porto de Beirute foi alvo de fortes explosões, devido às cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amónio que explodiram e causaram pelo menos 191 mortos, quase 6.000 feridos e perto de 300.000 desalojados.

Para Shady Rizk, um dos muitos visados desta tragédia, este é um daqueles casos em que a expressão "nunca perdoar, nunca esquecer" faz sentido.

Em conversa com a Reuters, Rizk recorda os dias que se seguiram à explosão e as vezes sem conta que viu o vídeo que captou com o telemóvel.

No momento da explosão encontrava-se na varanda do seu escritório, cuja vista é direta para o porto de Beirute. "Tínhamos 20 minutos (antes da explosão), deviam ter-nos dito para sairmos, parado o trânsito", começou por dizer.

Na altura em que tudo aconteceu, ligou para casa e fez as despedidas. "Foi a minha irmã que atendeu, disse-lhe que estava a morrer, para se despedir por mim de toda a gente... e para ficar do outro lado da linha". Ao contrário do que pensou na altura, Rizk sobreviveu, apesar das marcas que lhe marcam o corpo e o rosto, devido aos 350 pontos que levou.

Um mês depois da explosão, a sua maior desilusão é o facto de nenhum oficial do governo ter sido responsabilizado ou preso pelas toneladas de nitrato de amónio que estavam armazenas no porto há anos.

"O Líbano será sempre lindo, mas aqueles que o governam estão a torná-lo muito, muito feio. Tornou-se muito feio apesar da sua beleza", disse. 

Shady Rizk foi um dos milhares de cidadãos que participaram nos protestos, em outubro, contra o governo sectário, a corrupção endémica e uma quebra na economia, que agora foi agravada.

"Tentamos fazer uma revolução, tentamos mudar. Tentamos tantas coisas e nada. Na realidade, está a ficar pior, é possível?", questionou.

Assombrado por memórias recorrentes do episódio, Shady tenta retomar a normalidade, mas garante: “Nunca esqueceremos. Nunca perdoaremos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório