Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Mali: Ex-PR Keita teve alta e deverá seguir tratamento no estrangeiro

O Presidente deposto do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, teve alta da clínica onde foi hospitalizado devido a um AVC e deverá viajar para os Emirados Árabes Unidos para exames complementares, revelaram quinta-feira fontes clínicas.

Mali: Ex-PR Keita teve alta e deverá seguir tratamento no estrangeiro
Notícias ao Minuto

06:51 - 04/09/20 por Lusa

Mundo Mali

"Deixou a clínica esta quinta-feira. Está tudo bem, os exames estão bons. A sua transferência para o estrangeiro está a ser organizada", disse à agência France-Presse uma fonte da clínica Pasteur, em Bamako, onde Keita foi internado na terça-feira, duas semanas depois de ter sido deposto num golpe de Estado militar.

"O Presidente regressou a casa esta noite. Os Emirados Árabes Unidos aceitaram enviar um avião medicalizado para o vir buscar e estamos à espera [de saber] pormenores. O Presidente está bem", disse por seu lado um membro da equipa de Keita.

Ibrahim Boubacar Keita recebeu na quinta-feira, durante o dia, a visita do líder da junta militar que tomou o poder, segundo fontes familiares e médicas.

"Uma delegação dos militares no poder, conduzida pelo seu líder, o coronel Assimi Goita, visitou o ex-Presidente Ibrahim Boubacar Keita na clínica onde está", disse um médico à agência noticiosa.

A visita foi confirmada à agência por familiares.

Keita, de 75 anos, foi hospitalizado na terça-feira, depois de sofrer um acidente isquémico transitório, um acidente vascular cerebral (AVC) que dura geralmente apenas alguns minutos, mas que pode ser sinal de um risco de vir a sofrer um AVC mais grave.

Ibrahim Boubacar Keita foi deposto por um grupo de oficiais em 18 de agosto, depois de sete anos no poder no Mali e meses de contestação da sua governação.

O ex-chefe de Estado esteve detido até 27 de agosto, quando foi autorizado a regressar a casa, segundo a junta, e não foi visto em público desde então.

Segundo colaboradores, o ex-Presidente está sob vigilância e com acesso restrito ao telefone e à Internet.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório