Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Afeganistão: Prisioneiros talibãs foram quase todos libertados

Os prisioneiros talibãs foram quase todos libertados por Cabul, à exceção de alguns cuja libertação é recusada pela França e Austrália, anunciou hoje o governo, um passo importante no processo de paz no Afeganistão.

Afeganistão: Prisioneiros talibãs foram quase todos libertados
Notícias ao Minuto

13:08 - 03/09/20 por Lusa

Mundo Talibãs

"O governo libertou os últimos 400 prisioneiros, exceto alguns que preocupam os nossos parceiros", escreveu na rede social Twitter Javid Faisal, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional (CSN).

"Esperamos que as discussões (com os talibãs) arranquem rapidamente", adiantou.

Previsto para março, o início das negociações inéditas entre os dois campos, para acabar com décadas de conflito, tem sido adiado devido a desacordos em relação à troca de prisioneiros, incluindo culpados de crimes graves e alguns que mataram cidadãos franceses.

Faisal disse ainda que continuam "os esforços diplomáticos" e que os talibãs libertaram soldados membros de uma unidade de comando exigidos por Cabul.

Dois responsáveis talibãs confirmaram que a informação do governo afegão.

"Libertámos todos os prisioneiros do governo e sete dos nossos ficaram presos, devido a preocupações da Austrália e da França", explicou um responsável talibã à AFP na quarta-feira.

"A administração de Cabul vai enviá-los para o Qatar onde ficarão detidos durante as discussões interafegãs", precisou a fonte que não quis ser identificada.

A abertura de negociações e a troca de prisioneiros são cláusulas do acordo entre os Estados Unidos e os talibãs assinado em fevereiro e visando a retirada das tropas estrangeiras do Afeganistão até meados de 2021.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório