Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

"Este é o momento para acelerar parceria entre África e Europa"

O autor do relatório da consultora BCG sobre a relação entre África e a Europa pós-covid-19 defendeu hoje que este é o momento certo para acelerar a parceria entre os dois blocos regionais.

"Este é o momento para acelerar parceria entre África e Europa"
Notícias ao Minuto

12:43 - 03/09/20 por Lusa

Mundo Covid-19

"Esta é a altura certa para acelerar a parceria entre África e a Europa", defendeu o diretor das operações da consultora Boston Consulting Group em África, explicando que ambos os continentes têm trabalho a fazer para que isto aconteça.

"A Europa vai ter de repensar a organização das cadeias de abastecimento, porque percebeu que estava demasiado dependente da China, em particular, e da Ásia, em geral, e que isso pode ser extremamente perigoso, alertou Patrick Dupoux durante a sua intervenção no Fórum Euro-África, que decorre até sexta-feira em formato virtual a partir de Cascais.

"A Europa deve aumentar a diversificação das fontes de produção, virando-se mais para África, que é o continente mais próximo e com a vantagem de estar no mesmo fuso horário", argumentou.

Isto, acrescentou, "é uma enorme oportunidade para os africanos valorizarem a sua produção interna, servindo não só a sua própria crescente classe média, mas também o mercado europeu".

África é o mercado natural para a Europa em todos os produtos, "com exceção dos recursos naturais, que pela sua abrangência têm uma cadeia de distribuição global".

Num relatório divulgado hoje pela BCG e pelo Fórum sobre as relações entre os dois continentes, defende-se que a pandemia de covid-19 não afeta os principais motores do crescimento africano e argumentou que a Europa e a África devem fazer uma parceria estratégica.

"A pandemia tem-se espalhado no continente africano, como nos outros sítios, e pode abrandar o crescimento económico a curto prazo, com os sistemas de saúde a serem esticados e os empresários a sentirem os efeitos, mas este impacto não deverá minar os motores essenciais do crescimento a longo prazo", lê-se no documento.

A idade da população ativa, a segunda maior a seguir à Ásia, com "jovens instruídos, talentosos e globalmente conectados, vai criar novas oportunidades, ao mesmo tempo que as principais economias trabalham para tornar os seus ambientes empresariais mais atrativos", lê-se no relatório que analisa as relações entre a Europa a África.

"As 10 maiores economias melhoraram significativamente as pontuações sobre o estado de direito nos indicadores de governação do Banco Mundial nos últimos 10 anos, melhorando as pontuações agregadas em 15 pontos percentuais e o 'ranking' sobre a facilidade de fazer negócio melhorou 11 pontos, em média", aponta-se no estudo, que defende uma aproximação mutuamente benéfica entre os dois continentes.

O Fórum Euro-África estava inicialmente previsto para o princípio de julho, mas foi adiado para hoje e sexta-feira, com o programa a incluir uma mensagem do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e uma intervenção do antigo presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso.

O encontro virtual, organizado pelo Conselho da Diáspora Portuguesa em parceria com a Câmara de Cascais, inclui uma conversa entre os Presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Gana, Nana Akufo-Addo, moderados pelo editor de África do Financial Times.

"O Fórum irá juntar numa plataforma digital os maiores protagonistas da mudança dos continentes africano e europeu, nomeadamente empresários, ativistas, líderes e decisores públicos e privados e todos aqueles que têm vindo a contribuir para a construção de um diálogo positivo entre os dois continentes", referiu a organização.

O Fórum vai reunir personalidades dos setores público e privado, sociedade civil, empresários, ativistas e cientistas, que vão debater cinco desafios ao abrigo do tema "À procura de pontos comuns num mundo pós-covid".

Os cinco painéis vão abordar as "Perspetivas sobre as relações entre a União Africana e a União Europeia", a "Transição Justa da Matriz Energética", "Made In Africa - Negócios Emergentes e em Aceleração", "Cultura África a alimentar o Mundo", e "Ligando os Desligados".

O Conselho da Diáspora Portuguesa é uma organização privada sem fins lucrativos, com 95 membros em cinco continentes e tem por missão "alavancar o poder da diáspora, de forma a promover conversas e conexões globais sobre assuntos de cultura, impacto social, ciência, negócios e economia".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório