Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Decisão sobre exclusão de Portugal de corredor aéreo só amanhã

Eventual reposição da quarentena para quem entre no Reino Unido oriundo de Portugal está a levantar preocupações no setor hoteleiro português.

Decisão sobre exclusão de Portugal de corredor aéreo só amanhã
Notícias ao Minuto

08:16 - 03/09/20 por Sílvia Abreu

Mundo Covid-19

Passadas nem duas semanas desde que o Reino Unido abriu o 'corredor aéreo' com Portugal, paira a ameaça de que a imposição de quarentena pode ser reposta. Após o The Guardian avançar que era expectável que a decisão fosse conhecida hoje, o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, disse, em entrevista à Sky News, que tal só acontecerá sexta-feira.

"Nós seguimos os dados e vamos fazer o anúncio de forma organizada na sexta-feira", reporta a Reuters, que cita o ministro.

Nos últimos três dias, o número de casos em Portugal foi superior a 20 por 100 mil pessoas - o que é motivo de alerta para o país britânico. 

A média atual da taxa de infeção dos últimos sete dias é de 22,7, comparativamente a 14,2 na semana anterior.

Tendo em conta isto, é provável que Portugal seja removido da lista de 'países seguros'. A confirmar-se a saída do corredor aéreo, será obrigatória a quarentena de 14 dias para quem chega de Portugal a partir de sábado, às 04h00.

A eventual suspensão do corredor aéreo entre Portugal e o Reino Unido levanta preocupações no setor hoteleiro, sobretudo no Algarve. Em declarações à Lusa, o representante da Associação da Hotelaria de Portugal (AHT) no Algarve disse que já "há clientes britânicos a antecipar" a saída de unidades hoteleiras, devido à incerteza.

O dirigente regional da associação que representa mais de 60% dos hoteleiros nacionais, adiantou que, além da antecipação de saídas, existem também cancelamentos de reservas: "Neste momento, esse cancelamento tem já um número considerável".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório