Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Mais 10 infetados em Arouca; Empresário "atento" ao Avante!

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais 10 infetados em Arouca; Empresário "atento" ao Avante!
Notícias ao Minuto

08:16 - 03/09/20 por Sílvia Abreu

Mundo Covid-19

Portugal contabiliza um total acumulado de 1.827 vítimas mortais e 58.633 infetados, dos quais três mortes e 390 casos foram reportados no último dia.

O dia de ontem marcou, assim, o maior aumento de casos de infeção desde a passada sexta-feira, dia 28 de agosto, em que se registaram mais 401 infetados. Esta tendência de subida surge numa altura em que paira a incerteza sobre a renovação do corredor aéreo entre o Reino Unido e Portugal e que está a causar preocupação no setor hoteleiro, sobretudo no Algarve.

A Festa do Avante! - que acontece no Seixal este fim de semana e cujo a parecer da DGS foi conhecido esta semana -, continua a suscitar polémica. 

Um grupo de moradores do Seixal convocou uma marcha lenta em automóvel para hoje, na freguesia da Amora, de forma a mostrar o descontentamento e preocupação pela realização da Festa do Avante! no concelho, no distrito de Setúbal.

Consulte os mapas da evolução da pandemia em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h50 - Este registo chegou agora ao fim, mas pode continuar a acompanhar todas as incidências aqui.

15h21 - "Situação estável" em Arouca. A Câmara de Arouca disse hoje que a situação local relativa à Covid-19 está "estável", apesar do crescimento de casos ativos devido à intensificação de testes e que um bombeiro retomou o serviço no quartel após a quarentena.

15h11 - Estados Unidos apoiam Cabo Verde. O Governo norte-americano anunciou hoje um apoio de 1,5 milhões de dólares (1,3 milhões de euros) a Cabo Verde, para ajudar o arquipélago na mitigação da crise económica provocada pela pandemia de Covid-19.

15h08 - Jovem quer medidas radicais para combater alterações climáticas e recuperação saudável da Covid-19. Cláudia, 21 anos, estudante de enfermagem que decidiu participar num processo legal contra 33 países para exigir responsabilidades em matéria climática, defende que uma recuperação saudável da pandemia de Covid-19 exige medidas radicais em termos ambientais.

14h53 - Técnicos de diagnóstico açorianos vão receber valorizações salariais em setembro. A secretária regional da Saúde dos Açores afirmou hoje que os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica da região vão receber valorizações salariais já em setembro, mas mantém as negociações com os sindicatos, admitindo ajustes.

14h35 - Atualização nos Açores. A região autónoma registou nas últimas 24 horas um caso positivo de Covid-19 na ilha Terceira e há ainda a assinalar duas recuperações em São Miguel.

14h24 - Metade das crianças refugiadas fora da escola e poderão ser mais. Um relatório das Nações Unidas revela hoje que metade das crianças refugiadas em todo o mundo está fora da escola, um número que pode aumentar devido à pandemia de Covid-19 que veio dificultar o seu regresso às aulas.

13h55 - Avante! A providência cautelar interposta por um empresário para impedir a Festa do Avante! foi indeferida pelo tribunal, admitindo Carlos Valente avançar com outras ações judiciais, caso ocorra um surto significativo de covid-19 relacionado com o evento, organizado pelo PCP. "Estarei atento", promete empresário. 

13h12 - Surto em Arouca. Há mais 10 pessoas com teste positivo para a Covid-19 em Arouca, o que faz aumentar os casos confirmados da doença para 222, informou esta quinta-feira a autarquia. Nesta altura, os casos ativos são 159 (ontem eram 149), mantendo-se os 57 recuperados e os seis óbitos registados. 

13h02 - Atualização na ÁsiaMais de 100 mil pessoas morreram de Covid-19 no continente asiático desde que a doença foi detetada em dezembro do ano passado, de acordo com o balanço da agência France Presse divulgado hoje e que utiliza fontes oficiais.

12h51 - Atualização mundial. A pandemia do novo coronavírus já causou a morte de pelo menos 863.679 pessoas e infetou mais de 26 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

12h45 - "Não faz sentido abrir escolas se prevalência for elevada". O diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), John Nkengasong, afirmou hoje que não faz sentido abrir escolas se a prevalência de casos ativos de Covid-19 for elevada.

11h29 - UBI com três regimes de aulas e horário alargado. A Universidade da Beira Interior, na Covilhã, distrito de Castelo Branco, definiu "medidas excecionais" para assegurar o funcionamento do primeiro semestre em contexto de pandemia, num plano que prevê a possibilidade de adotar três regimes de aulas e horário alargado.

11h18 - Onze utentes e 5 profissionais infetados em unidade de saúde em Lousada. A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) revelou hoje que 11 utentes e cinco profissionais de saúde da Unidade de Cuidados Continuados Integrados do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Lousada testaram positivo para a Covid-19.

10h41 - Criança infetada em creche coloca 32 pessoas em quarentena. O Centro Social e Paroquial de Romariz, em Santa Maria da Feira, tem 28 crianças e quatro funcionários em quarentena devido à infeção de uma menina com o novo coronavírus, revelou hoje fonte da instituição.

10h34 - Vendas a retalho recuam na zona euro em julho, Portugal com maior subida. As vendas a retalho recuaram, em julho, 1,3% na zona euro e 0,8% na União Europeia (UE) face a junho, invertendo dois meses de crescimento, com Portugal a registar a maior subida mensal (3,9%), segundo o Eurostat.

10h31 - Continente africano soma 1.267.656 casos de infeção. África registou 219 mortos devido à Covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 30.294, havendo cerca de 257 mil casos ativos, de acordo com os números mais recentes da pandemia no continente.

10h24 - Parlamento timorense aprova renovação de estado de emergência. O Parlamento Nacional timorense aprovou hoje a autorização ao Presidente da República para a renovação do estado de emergência durante 30 dias, até ao início de outubro, devido à pandemia da Covid-19.

10h17 - Atualização na Coreia do Sul. O país reportou 195 novos casos, a primeira vez em mais de duas semanas que o número diário foi abaixo dos 200. O total acumulado de casos no país é de 20.644 e o de vítimas mortais 329, reporta a CNN.

09h54 - Atualização na Rússia. O país reportou, esta quinta-feira, 4.995 novos casos de infeção e mais 114 mortes. O total acumulado de infetados ultrapassa já um milhão, sendo que desse total 17,528 pessoas morreram, relata o The Moscow Times.

09h40 - Pandemia não afeta motores de crescimento em África. A consultora Boston Consulting Group (BCG) defendeu hoje que a pandemia de Covid-19 não afeta os principais motores do crescimento africano e argumentou que a Europa e a África devem fazer uma parceria estratégica.

09h26 - Decisão do Reino Unido sobre Portugal só amanhã. Depois de os meios britânicos indicarem que a decisão de reverter Portugal dos corredores aéreos seria conhecida hoje, o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, disse, em declarações à Sky News, que "a decisão só será publicada amanhã".

"Nós seguimos os dados e faremos esse anúncio de forma organizada na sexta-feira", referiu o ministro.

09h17 - Vocalização de consoantes aspiradas pode propagar Covid, alerta pesquisa. Até ao momento a comunidade científica ainda não está a par acerca dos fonemas exatos que representam maior perigo de contaminação, contudo, segundo um artigo publicado na renomada revista Galileu, para o linguista Georgios Georgiou, docente na Universidade Russa da Amizade dos Povos (na Rússia), as consoantes aspiradas apresentam uma grande probabilidade de integrarem esse 'temido' grupo.

09h14 - Aluna portuguesa da UBI está a desenvolver uma vacina contra a Covid-19. Ao contrário das vacinas já em testes, esta será administrada através de pulverização e não de injeção.

A estudante conta com a orientação científica de duas investigadoras do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI e ainda com a colaboração de um investigador da Universidade de Austin, no Texas, EUA.

09h00 - Índia regista novo máximo diário de infeções. O país contabilizou 83.883 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo diário no país, que nas últimas semanas tem registado o maior número de infeções, de acordo com o Ministério da Saúde indiano.

Nas últimas 24 horas a Índia registou 1.043 mortes, elevando para 67.376 o número de óbitos desde o início da pandemia. Na quarta-feira, o país já tinha ultrapassado o México, tornando-se o terceiro país do mundo com mais mortos registados.

08h49 - Ensino presencial e aulas ao sábado no Politécnico de Leiria. O estabelecimento de ensino vai arrancar o ano letivo 2020/2021 com ensino presencial, complementando algumas atividades à distância, e algumas aulas realizar-se-ão ao sábado para diminuir a pressão nos espaços, disse hoje o presidente.

08h32 - Reino Unido pode reverter inclusão de Portugal no corredor aéreo. Passadas nem duas semanas desde que o o país britânico abriu 'corredor aéreo' com Portugal, paira a ameaça de que a imposição de quarentena pode ser reposta. Tal pode acontecer na reunião que decorre esta quinta-feira, avança o The Guardian.

08h27 - Atualização na Alemanha. O país registou oito mortes e 1.311 novos casos nas últimas 24 horas, de acordo com o Instituto Robert Koch. O total acumulado de casos confirmados, desde o início da pandemia na Alemanha, sobe assim para 246.166 e o de vítimas mortais para 9.321.

08h10 - Indeferida providência cautelar contra a Festa do Avante!. O tribunal rejeitou a providêndica cautelar interposta por um empresário que visava impedir a realização da Festa do Avante!, que terá lugar já este fim de semana.

07h43 - Atualização na Argentina. O país registou 199 mortos e 10.933 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, informaram as autoridades.

07h40 - Atualização na Colômbia. O país contabiliza mais de 630 mil infeções por coronavírus desde o início da pandemia e anunciou 9.270 casos e 296 mortes nas últimas 24 horas, indicaram na quarta-feira as autoridades.

07h38 - Doentes devem ser testados quatro semanas após primeiros sintomas. Os infetados com covid-19 devem ser submetidos a um novo teste pelo menos quatro semanas depois do aparecimento dos primeiros sintomas, para confirmar a cura e minimizar o risco de contágio, revela um estudo da revista 'BMJ Open'.

07h30 - Atualização na China. O país atingiu hoje 18 dias consecutivos sem registar casos locais da Covid-19, já que os onze novos casos diagnosticados nas últimas 24 horas são todos oriundos do exterior, informaram as autoridades.

07h25 - Mais de 7 mil profissionais de saúde já morreram. Mais de sete mil profissionais de saúde já morreram em todo o mundo após terem sido infetados com Covid-19, o que revela "uma crise a uma escala impressionante", concluiu uma nova investigação da Amnistia Internacional.

"Todo o profissional de saúde tem o direito de estar seguro no trabalho e é um escândalo que tantos estejam a pagar o preço mais elevado", sublinha o responsável da Justiça Económica e Social da Amnistia Internacional, Steve Cockburn.

Cockburn alerta ainda que "tantos meses depois do início da pandemia, os trabalhadores da saúde continuam a morrer a níveis terríveis, em países como México, Brasil e EUA".

07h23 - Atualização no México. O país registou 575 mortos e 4.921 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, informaram as autoridades no domingo.

07h20 - Atualização nos EUA. Os Estados Unidos registaram 1.080 mortos e 41.435 infetados nas últimas 24 horas, de acordo com uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

Bom dia. Pode acompanhar neste registo todas as incidências sobre o novo coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório