Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Mali. Junta militar promove nomeações para altos cargos do exército

A junta que está no poder no Mali há duas semanas, após um golpe militar, promoveu novas nomeações para vários altos cargos no exército e serviços de inteligência, segundo os decretos divulgados hoje.

Mali. Junta militar promove nomeações para altos cargos do exército
Notícias ao Minuto

21:01 - 02/09/20 por Lusa

Mundo Mali

O general Oumar Diarra foi nomeado chefe do Estado-Maior dos Exércitos por decreto assinado pelo chefe da junta, o coronel Assimi Goita, datado de 01 de setembro, noticia a agência AFP.

O novo responsável substitui o general Abdoulaye Coulibaly, que nos últimos anos perdeu centenas de homens na luta contra os 'jihadistas', apesar do apoio das forças francesas e de outras nações e da ONU.

O general Coulibaly continua detido pela junta, assim como alguns altos funcionários e figuras políticas, que foram presas durante o golpe militar que derrubou o presidente Ibrahim Boubacar Keita em 18 de agosto.

O presidente deposto está também detido, em prisão domiciliária, com acesso restrito à Internet e telefone e sem direito a visitas.

Segundo um oficial revelou à AFP, sob a condição de anonimato, o novo chefe do Estado-Maior é considerado um homem "com integridade e rigor" e a sua principal tarefa será "reformar o exército do Mali e capacitá-lo para defender a pátria".

A junta promoveu ainda outras substituições em cargos importantes, com o coronel Lassana Doumbia a ser o novo diretor-geral da Segurança do Estado [serviços de inteligência], o coronel Jean Dao Chefe é o novo responsável do Estado-Maior da Guarda Nacional, uma estrutura do exército, e o general Souleymane Doucouré o novo secretário-geral do Ministério da Defesa.

Independente desde 1960, o Mali viveu, em 18 de agosto, o quarto golpe militar na sua história, depois dos episódios ocorridos em 1968, 1991 e em 2012.

A junta militar que tomou o poder há duas semanas libertou o antigo Presidente, Ibrahim Boubacar Keita, na quinta-feira.

Além da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da União Africana, a ação militar já foi rejeitada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela União Europeia (UE).

Portugal tem no Mali 74 militares integrados em missões da ONU e da UE.

Antigo primeiro-ministro (1994-2000), Ibrahim Boubacar Keita, 75 anos, foi eleito chefe de Estado em 2013, e renovou o mandato de cinco anos em 2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório