Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Sérvia e Kosovo prosseguem diálogo de normalização em Bruxelas

Bruxelas acolherá na próxima segunda-feira um novo encontro de alto nível do "diálogo Belgrado-Pristina" com vista à normalização das relações entre Sérvia e Kosovo, anunciou hoje o corpo diplomático da União Europeia.

Sérvia e Kosovo prosseguem diálogo de normalização em Bruxelas
Notícias ao Minuto

16:15 - 02/09/20 por Lusa

Mundo União Europeia

O Serviço Europeu de Ação Externa indicou hoje, em comunicado, que o encontro, presidido pelo Alto Representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell, contará com a participação do Presidente sérvio, Aleksandar Vucic, e do primeiro-ministro kosovar, Avdullah Hoti, além do enviado especial da União para o diálogo entre Pristina e Belgrado, Miroslav Lajcak.

O corpo diplomático da UE aponta que esta reunião focar-se-á nos acordos entre as comunidades não maioritárias e na resolução de reclamações e propriedades financeiras mútuas.

Sérvia e Kosovo negoceiam desde 2011 a normalização das relações, depois de Pristina ter proclamado em 2008 a sua independência, que Belgrado não reconheceu. As conversações estiveram suspensas mais de ano e meio, desde novembro de 2018, mas foram desbloqueadas em julho passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório