Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Libertado sob caução jornalista detido há mais de um mês no Zimbabué

O jornalista Hopewell Chin'ono, detido há mais de um mês no Zimbabué e acusado de incitar à violência, foi hoje libertado sob fiança, anunciou o tribunal, que o proibiu de publicar nas redes sociais até ao julgamento.

Libertado sob caução jornalista detido há mais de um mês no Zimbabué
Notícias ao Minuto

15:42 - 02/09/20 por Lusa

Mundo Zimbabué

A decisão sobre a libertação do jornalista ocorre horas depois de uma decisão semelhante que colocou também em liberdade o opositor Jacob Ngarivhume, detido na mesma altura que Hopewell Chin'ono.

Os pedidos de liberdade mediante caução dos dois homens tinham já sido negados três vezes pela justiça do Zimbabué.

O magistrado que aprovou a libertação do jornalista estipulou que este não deve fazer publicações nas redes sociais como o Facebook ou o Twitter enquanto aguarda julgamento.

Hopewell Chin'ono foi detido juntamente com opositor Jacob Ngarivhume por ter expressado, através da rede social Twitter, o seu apoio a protestos promovidos pelo partido Transformar o Zimbabué.

Jacob Ngarivhume, que lidera o partido, foi preso em 20 de julho depois de ter convocado uma manifestação para 31 de julho contra a alegada corrupção no regime do Presidente Emmerson Mnangagwa e os efeitos da crise económica e social que assola o Zimbabué há duas décadas.

Ngarivhume e Chin'ono estão entre vários críticos do Governo e ativistas da oposição detidos nos últimos meses por manifestarem preocupação com os problemas crescentes do país.

Na terça-feira, um dos advogados do jornalista, que o visitou na cadeia, adiantou que Chin'ono está "visivelmente doente" e apresenta sintomas "consistentes com a covid-19".

Cerca de 20 pessoas foram presas durante a manifestação proibida em 31 de julho, incluindo a escritora Tsitsi Dangarembga.

Foram todos libertados sob fiança pouco tempo depois.

Além da repressão política, o Zimbabué tem estado mergulhado numa crise económica durante as duas últimas décadas, que resultou numa inflação galopante e na escassez de muitos bens de primeira necessidade.

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, disse, na segunda-feira, que tencionava enviar rapidamente uma delegação a Harare para tentar ajudar a aliviar a situação política no Zimbabué após o fracasso de uma primeira missão deste tipo em agosto.

O magistrado do Supremo Tribunal de Harare que hoje de manhã aceitou o recurso de Jacob Ngarivhume classificou a rejeição dos pedidos anteriores como "um erro da justiça".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório