Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Novo surto de pólio no Sudão ligado à epidemia no Chade das vacinas

A OMS afirmou que um novo surto de pólio no Sudão está ligado à epidemia associada às vacinas no Chade, uma semana após a agência das Nações Unidas ter declarado o continente africano livre do vírus selvagem da poliomielite.

Novo surto de pólio no Sudão ligado à epidemia no Chade das vacinas
Notícias ao Minuto

12:18 - 02/09/20 por Lusa

Mundo Sudão

Durante uma declaração esta semana, a OMS afirmou que duas crianças no Sudão - uma do estado de Darfur do Sul e outra do estado de Gedarif, perto da fronteira com a Etiópia e a Eritreia -- ficaram paralisadas em março e abril.

Ambas tinham sido recentemente vacinadas contra a poliomielite. A OMS afirmou que as investigações iniciais dos surtos mostram que os casos estão ligados a uma epidemia (surtos em várias regiões) derivada da vacinação em curso no Chade que foi detetada pela primeira vez no ano passado e que se está agora a espalhar no Chade e nos Camarões.

"Há circulação local no Sudão e partilha contínua da transmissão com o Chade", declarou a agência da ONU, acrescentando que a sequenciação genética confirmou inúmeras introduções do vírus no Sudão, a partir do Chade.

A OMS disse ter encontrado 11 casos adicionais de poliomielite derivada de vacinas no Sudão e que o vírus também tinha sido identificado em amostras ambientais.

Há tipicamente muitos mais casos não notificados para cada doente confirmado de poliomielite. A doença altamente infecciosa pode propagar-se rapidamente em água contaminada e na maioria das vezes atinge crianças com menos de cinco anos.

Em raros casos, o vírus vivo da poliomielite na vacina oral pode sofrer uma mutação, transformando-se numa forma capaz de desencadear novos surtos.

Na semana passada, a OMS e parceiros declararam que o continente africano estava livre do vírus selvagem da poliomielite, classificando-o esse dia como "incrível e emotivo".

Na segunda-feira, a OMS advertiu que o risco de maior propagação da poliomielite derivada da vacina na África Central e no Corno de África era "elevado", observando os movimentos populacionais em grande escala na região.

Mais de uma dúzia de países africanos estão atualmente a combater surtos de poliomielite causada pelo vírus, incluindo Angola, Congo, Nigéria e Zâmbia.

No meio da pandemia do coronavírus, muitas das campanhas de vacinação em larga escala necessárias para erradicar a poliomielite foram interrompidas em toda a África e noutros locais, deixando milhões de crianças vulneráveis à infeção.

Em abril, a OMS e os seus parceiros recomendaram relutantemente uma paragem temporária das campanhas de vacinação em massa contra a poliomielite, reconhecendo que a iniciativa poderia conduzir a um ressurgimento da doença.

No mês seguinte, relataram que 46 campanhas de vacinação de crianças contra a poliomielite tinham sido suspensas em 38 países, na sua maioria em África, devido à pandemia do coronavírus.

Algumas das campanhas foram recentemente reiniciadas, mas os profissionais de saúde precisam de vacinar mais de 90% das crianças, nos seus esforços para erradicar a doença paralítica.

Os funcionários da saúde tinham inicialmente como objetivo erradicar a poliomielite até 2000, um prazo que foi repetidamente adiado e falhado. A poliomielite selvagem continua endémica no Afeganistão e no Paquistão. Ambos os países estão também a lutar para conter os surtos de poliomielite derivada da vacina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório