Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Ruanda. Alegado financiador do genocídio sabe este mês como será julgado

O tribunal de cassação francês decidirá em 30 de setembro sobre a entrega à justiça internacional de Félicien Kabuga, acusado de ser o financiador do genocídio no Ruanda, detido próximo de Paris em maio, após 25 anos de fuga.

Ruanda. Alegado financiador do genocídio sabe este mês como será julgado
Notícias ao Minuto

11:50 - 02/09/20 por Lusa

Mundo Ruanda

Félicien Kabuga, 87 anos, foi preso em 16 de maio nos subúrbios de Paris e acusado de ter criado, com outros indivíduos, a milícia Hutu Interahamwe, a principal ala armada do genocídio de 1994 que, segundo a ONU, causou 800.000 mortos, principalmente entre a minoria Tutsi.

É ainda acusado de ter utilizado a sua fortuna para transportar milhares de machetes para as milícias.

O antigo presidente da Rádio Télévision Libre des Mille Collines (RTLM), que emitia apelos ao assassínio de tutsis, contestou todas as sete acusações contra ele.

Durante uma audiência pública, o advogado de Félicien Kabuga, Louis Boré, citou hoje o estado de saúde do prisioneiro, alegando que o seu cliente sofre de diabetes, hipertensão e leucoaraiose (uma alteração da parte mais profunda do cérebro), capaz de levar à perda das funções motoras e cognitivas, o que não lhe permite "ser transferido em condições sanitárias satisfatórias" de Paris para Arusha, na Tanzânia.

Na sua decisão de 03 de junho, o Tribunal de Recurso de Paris baseou-se num certificado médico elaborado pelo médico da prisão, que atestava que Félicien Kabuga precisava de ser transportado de ambulância durante as saídas, mas não apontou qualquer incompatibilidade do seu estado de saúde com a detenção.

Se o tribunal de cassação optar pela rejeição do recurso de Kabuga, a França terá um mês para o entregar à justiça internacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório