Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Mais 390 casos em Portugal. Europa perto de pico de março

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais 390 casos em Portugal. Europa perto de pico de março
Notícias ao Minuto

07:44 - 02/09/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Portugal registou, segundo os dados divulgados esta quarta-feira pela Direção Geral da Saúde, mais três mortos e 390 novos casos de infeção por Covid-19. De acordo com o boletim da DGS, desde o início da pandemia até hoje registam-se 58.633 casos de infeção confirmados e  1.827 mortes.

pandemia já causou a morte de pelo menos 851.071 pessoas e infetou mais de 25,5 milhões em todo o mundo desde dezembro.

Consulte os mapas da evolução da pandemia em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

15h35 - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos.

15h23 - Maternidade Alfredo da Costa (MAC) registou cinco casos de Covid-19 entre os seus colaboradores. A notícia foi confirmada pela ministra da Saúde, Marta Temido, durante a conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia de Covid-19.

15h03 - Portugal regista hoje 177 surtos ativos de Covid-19, 86 dos quais no Norte, afirmou a ministra da Saúde, Marta Temido, referindo que a "maior atenção" incide agora nesta região, devido aos casos surgidos nos últimos dias.

14h28 - O líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, acusou hoje o Governo britânico "incompetência em série" por ter recuado em várias medidas políticas durante a pandemia Covid-19.

14h16 - A diretora do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) defendeu hoje que o encerramento das escolas na Europa devido à Covid-19 deve ser "a última medida a adotar", devido ao impacto na educação das crianças.

14h08 - Acompanhe aqui a conferência de imprensa da DGS sobre e evolução do novo coronavírus em Portugal.

14h06 - A diretora do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alertou hoje que a Europa está perto de atingir o número de casos de Covid-19 que registava no pico da pandemia, em março, dado os aumentos.

13h42 - De acordo com os dados divulgados esta quarta-feira, pela Direção-Geral da Saúde, Portugal registou 390 novos casos e três mortes nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, o país acumula 1.827 mortes e 58.633 infetados com o novo coronavírus

Confira aqui o boletim.

13h20 - líder da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos está a ser alvo de críticas após ter sido vista sem máscara num salão de cabeleireiro, em São Francisco. Recorde-se que Nancy Pelosi tem condenado constantemente Donald Trump por não utilizar este meio de proteção.

13h15 - O Sindicato de Todos os Professores (STOP) anunciou hoje um pré-aviso de greve de docentes e funcionários para os primeiros dias de aulas caso não estejam garantidas condições de segurança que minimizem riscos de contágio de Covid-19.

12h55 - Mulher que perdeu o pai com Covid-19 processa governo chinês por "encobrir factos"Zhao Lei exige uma indemnização e um pedido de desculpas público.

12h19 - As máscaras tornaram-se num acessório obrigatório, nos últimos meses, nos espaços públicos fechados de forma a evitar a propagação da pandemia da Covid-19. Contudo, nem sempre são colocadas corretamente e de forma segura. Reveja os cinco erros mais comuns.

12h02 - A China condenou um homem diagnosticado com covid-19 a dois anos de prisão por ter escapado à quarentena, após ter regressado de Wuhan, a cidade onde o novo coronavírus foi detetado pela primeira vez.

11h41 - O Hospital de Vila Real mudou provisoriamente as instalações da urgência dedicada à Covid-19, destinada a casos positivos ou suspeitos, para contentores preparados para o efeito, enquanto é construída uma nova instalação definitiva, adiantou à Lusa fonte hospitalar. "A estrutura montada em abril, em frente à urgência, para atender doentes Covid-19 positivos ou suspeitos foi já desmontada. Nesse mesmo local nascerá uma estrutura modular definitiva, com o mesmo propósito, enquanto durar a pandemia", explicou fonte do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), com sede em Vila Real.

11h44 - Trinta e dois militares da Guarda Nacional Republicana na Madeira foram testados na terça-feira para despiste da Covid-19, depois de um elemento ter acusado positivo, e tiveram resultados negativos, disse hoje o comando territorial do arquipélago.

11h35 - As associações humanitárias de bombeiros passam a estar isentas do IVA na aquisição de material para combate à pandemia, segundo um despacho publicado hoje, abrangendo ainda esta isenção todas as entidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados.

11h24 - número de casos ativos de Covid-19 em Arouca, distrito de Aveiro, subiu, esta quarta-feira, para 149, um aumento de quatro novos casos face a terça-feira, informou a autarquia na página de Facebook do município. De acordo com a mesma publicação o número de vítimas mortais, assim como de recuperados mantém-se inalterado.

10h39 - A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Cabo Verde e a Direção Nacional de Saúde vão definir um plano de contingência eleitoral para as eleições autárquicas de 25 de outubro, mas o direito de voto antecipado para os doentes com Covid-19 em isolamento está garantido.

10h31 - África passou hoje a barreira dos 30 mil mortos devido à Covid-19 e o número de recuperados é já superior a um milhão, de acordo com os números mais recentes da pandemia no continente. Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas registaram-se nos 55 Estados-membros da organização 242 mortes e o número de recuperados (15.353) foi mais do que o dobro dos novos casos (6.995).

10h19 - Entra hoje em funcionamento um centro de testes Covid-19 em Arouca, em sistema drive-through. O objetivo é facilitar a realização de testes e evitar deslocações para o exterior do concelho. A medida adotada pela autarquia do distrito de Aveiro surge dias depois de um surto súbito de infeções pelo novo coronavírus ter aumentando o número de casos ativos no concelho, a maioria dos quais diagnosticados num lar residencial para seniores.

 

9h42 - Após crise provocada pela Covid-19, o número de desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego em Espanha aumentou em 29.780 pessoas em agosto, atingindo um total de 3.802.814, revelou hoje o Ministério da Segurança Social espanhol.

9h29 - O Santuário de Fátima tem em curso um plano de reestruturação que prevê o despedimento de até 50 trabalhadores devido à queda abrupta nas receitas causadas pela pandemia de Covid-19, disse a porta-voz do espaço. "Informou-se os trabalhadores da situação e deu-se a possibilidade de refletirem sobre a sua situação contratual de forma voluntária. Por isso é prematuro estarmos a falar em números concretos para a redução de postos, mas no final do processo estamos em crer que não chegará à meia centena", explicou Carmo Rodeia, adiantando que o Santuário tem atualmente 308 colaboradores.

9h15 - De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Robert Koch, esta quarta-feira, a Alemanha reportou 1.256 novos casos e mais 11 óbitos nas últimas 24 horas. O total acumulado de infetados desde o início da pandemia é agora de 244.855 e de mortes no país é de 9.313.

08h32 - A Índia registou 1.045 mortes provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total desde o início da pandemia para 66.333 óbitos e ultrapassando o México, com 65.241, segundo o balanço mais recente. O país, que já era o terceiro do mundo com o maior número de infeções, atrás dos Estados Unidos e Brasil, passou agora a ser também o terceiro com o maior número de mortos, depois daqueles dois países.

8h19 - Febre, tosse contínua e falta de ar estão entre os principais sintomas de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. Mas há um novo sintoma... dores na zona do abdómen

7h53 - A Tailândia cumpre hoje 100 dias sem registar contágios locais de Covid-19, depois de instaurar medidas estritas para combater a pandemia, incluindo o encerramento das fronteiras. Há mais oito casos do novo coronavírus, todos importados, de países como os Estados Unidos, Austrália e Japão, elevando o total acumulado desde janeiro para 3.425 infeções, além de 58 mortes. Estes números fazem da Tailândia um dos países menos afetados no mundo pela pandemia.

7h48 - A pandemia de Covid-19 assinala hoje, quarta-feira, seis meses desde a chegada a Portugal, quando em 02 de março foram confirmados oficialmente os primeiros dois casos de infeção, alterando de forma radical o quotidiano dos portugueses.

7h24 - Durante o dia de hoje:

  • O Governo e os parceiros sociais reúnem-se para discutir o futuro do trabalho e questões relacionadas com a pandemia de Covid-19.
  • seleção portuguesa volta a treinar na Cidade do Futebol, em Oeiras, onde está a preparar o arranque da defesa do título da Liga das Nações, que acontecerá no sábado, frente à Croácia, no Porto. Têm uma sessão agendada para as 10h30, que será totalmente fechada, como medida de prevenção contra a pandemia de Covid-19.

7h21 - A China atingiu hoje 17 dias consecutivos sem registar casos locais da Covid-19, já que os oito novos casos diagnosticados nas últimas 24 horas são todos oriundos do exterior, informaram as autoridades. A Comissão de Saúde da China detalhou que os casos importados foram diagnosticados na cidade de Xangai e nas províncias de GuangdongLiaoning e Sichuan. Desde o início da pandemia, a China registou 85.066 infetados e 4.634 mortos devido à Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

7h16 - A Colômbia ultrapassou na terça-feira as 20 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus e regista mais de 620 mil casos desde o início da pandemia, informaram as autoirdades. Só nas últimas 24 horas, o país registou 389 mortes causadas pela doença e 8.901 infeções, elevando o total para 20.052 óbitos e 624.069 casos.

7h11 - A Argentina registou 259 mortos e 10.504 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, informaram as autoridades. O Ministério da Saúde elevou o total de óbitos para 8.919 e o de casos para 428.239. A taxa de ocupação de camas nos cuidados intensivos é de 69,2% na Área Metropolitana de Buenos Aires (AMBA), o principal foco de casos positivos.

7h08 - O estado australiano de Victoria prolongou hoje o estado de emergência por mais seis meses, numa altura em que a média diária de novas infeções por Covid-19 começa a baixar. A Câmara Alta do parlamento de Victoria aprovou legislação para alargar o estado de emergência, o que permite ao Governo impor restrições para combater a pandemia.

7h05 - O México ultrapassou os 600 mil casos confirmados e 65 mil mortos devido à Covid-19 desde o início da pandemia, informaram as autoridades mexicanas na terça-feira. No total, o México registou 65.241 mortos e 606.036 contágios desde o início da pandemia.

7h03 - Os Estados Unidos registaram 1.090 mortos e 42.939 infetados nas últimas 24 horas, de acordo com uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Com este balanço diário, os EUA elevaram o número de óbitos para 184.589 e o de casos confirmados para 6.070.050.

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo acompanhamento da situação da pandemia no país e no mundo. Se quiser recordar o registo anterior basta clicar aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório