Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Governo afegão retoma libertação de prisioneiros talibãs

O governo do Afeganistão libertou parte dos talibãs abrangidos por uma troca de prisioneiros, que é uma das condições para as negociações de paz interafegãs, anunciou hoje um porta-voz talibã, dizendo-se confiante da abertura das negociações em breve.

Governo afegão retoma libertação de prisioneiros talibãs
Notícias ao Minuto

20:54 - 01/09/20 por Lusa

Mundo Afeganistão

"Os nossos prisioneiros foram libertados e consideramos que é um avanço positivo que abre caminho ao início das conversações interafegãs", disse o porta-voz, Suhail Shaheen.

Segundo um outro responsável talibã citado pela agência France-Presse (AFP), 200 prisoneiros talibãs foram libertados nos últimos dias.

O principal negociador do governo afegão para o processo de paz, o antigo primeiro-ministro afegão Abdullah Abdullah, afirmou na quinta-feira passada estar confiante num começo das negociações com os talibãs, adiadas durante meses, "na próxima semana".

O diálogo inter-afegão, apoiado pelos EUA, devia ter começado em março, mas uma série de desentendimentos sobre a troca de prisioneiros atrasou-o.

Abdullah não precisou na altura se houve acordo entre as partes quanto a uma data para o início das negociações, cuja primeira ronda deverá realizar-se no Qatar.

Os Estados Unidos, que expulsaram os talibãs do poder em 2001, assinaram com eles um acordo em fevereiro, no Qatar, que apoia a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão até meados de 2021, em troca de um diálogo interafegão.

Esse diálogo não arrancou contudo até agora devido a divergências sobre uma cláusula do acordo de Doha, não ratificado por Cabul, relativa a uma troca de cerca de 5.000 prisioneiros talibãs por 1.000 membros das forças afegãs.

A confirmar-se a libertação de 200, cerca de 120 talibãs continuam presos pelas autoridades afegãs.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório