Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

ONU lamenta "ferida profunda" causada na cobertura de gelo da Terra

A agência meteorológica da ONU afirmou hoje que o verão de 2020 vai deixar uma "ferida profunda" nas áreas do planeta cobertas por gelo, depois de uma onda de calor no Ártico.

ONU lamenta "ferida profunda" causada na cobertura de gelo da Terra
Notícias ao Minuto

14:51 - 01/09/20 por Lusa

Mundo Verão

Segundo a Organização Mundial de Meteorologia (OMM), as temperaturas no Ártico estão a subir duas vezes mais depressa em relação à média global, fazendo diminuir o gelo marítimo, provocando o colapso de uma importante plataforma de gelo no Canadá e aquilo a que a porta-voz da OMM descreveu como "círculo vicioso".

"O declínio rápido do gelo marítimo, por sua vez, contribui para um maior aquecimento e, por isso, o circulo continua e as consequências não se limitam ao Ártico", afirmou Clare Nullis, citada pela agência Associated Press, durante uma conferência de imprensa em Genebra.

Em comunicado, a agência meteorológica afirmou que nos últimos meses foram estabelecidos muitos novos recordes de temperatura, incluindo na cidade russa de Verkhoyansk, localizada na Sibéria a norte da linha do Círculo Polar Ártico, que atingiu os 38ºC em 20 de junho.

"Aquilo a que assistimos na Sibéria este ano foi excecionalmente mau, foi excecionalmente severo", afirmou a porta-voz, referindo uma onda de calor no Ártico, incêndios florestais recordes na Sibéria, um quase recorde nos baixos níveis de extensão do gelo marítimo e o colapso de uma das últimas plataformas de gelo intactas no Canadá.

"O verão de 2020 vai deixar uma ferida profunda na criosfera (as regiões da Terra cobertas por gelo)" lamentou a OMM em comunicado, apontando uma "tendência preocupante" de inundações resultantes de explosões de lagos glaciares, que se estão a tornar "um fator crescente de alto risco em muitas partes do mundo".

No final de julho, uma área de 81 quilómetros quadrados da plataforma de gelo Milne, no Canadá, desintegrou-se, reduzindo a área total da plataforma em 43%, segundo a agência.

As consequências incluem a perda de um ecossistema raro, a possível aceleração do deslizamento de glaciares em direção ao oceano e consequente subida do nível médio do mar, e a criação de novas "ilhas de gelo à deriva".

Na próxima semana, a agência meteorológica vai divulgar um relatório do impacto das alterações climáticas na criosfera.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório