Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Mais 2 mortes cá; Abrir escolas? "Não foram criadas condições"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais 2 mortes cá; Abrir escolas? "Não foram criadas condições"
Notícias ao Minuto

07:50 - 01/09/20 por Sílvia Abreu

Mundo Pandemia

A aplicação móvel 'Stayaway Covid' - que permite rastrear contactos de infeção com a Covid-19 - é hoje apresentada no Instituto Superior de Engenharia do Porto e conta com a presença do primeiro-ministro e dos ministros da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A versão final do diploma foi aprovada pelo Governo no final de julho. A gestão do sistema é assegurada pela Direção-Geral da Saúde, que é responsável pelo tratamento de dados e regula a intervenção do médico no sistema. Recorde-se que a aplicação já está disponível para 'smartphones' Android.

Portugal contabiliza um total acumulado de 1.824 mortes e 58.243 infetados, sendo que dois óbitos e 231 casos foram divulgados esta terça-feira.

O regresso às aulas em Portugal arranca entre 14 e 17 de setembro, tendo merecido um aviso do Presidente da República na tarde de segunda-feira. Contudo, em vários países da Europa - como França, Bélgica, Ucrânia e também na Rússia -, começa já hoje.

Consulte os mapas da evolução da pandemia em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h32 - Este registo chega agora ao fim, mas pode continuar a acompanhar todos os desenvolvimentos aqui.

15h12 - Uso massivo de gel desinfetante pode criar super bactéria, diz cientista. A forma mais eficaz de prevenir a infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, consiste em lavar as mãos minuciosa e frequentemente com água e sabão, tal como salienta a Organização Mundial de Saúde (OMS). Saiba mais aqui.

15h09 - Surto em Reguengos de Monsaraz  foi "tragédia" para a comunidade. O surto de Covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz (distrito de Évora), com 18 mortos, foi uma "tragédia" e "afetou bastante" a comunidade, que enfrentou duas outras "pandemias", a do medo e a económica, e aguarda respostas.

14h44 - Cabo Verde estabelece "dever cívico" de uso de máscara na via pública. O uso de máscaras de proteção à transmissão da Covid-19 na via pública em Cabo Verde passa, a partir de quarta-feira, a ser um "dever cívico de todos os cidadãos", segundo legislação promulgada pelo Presidente da República.

14h34 - Abrir escolas? Governo "não criou condições". A Fenprof responsabilizou hoje o Ministério da Educação pela abertura do ano escolar, em regime presencial, sem alegadamente ter assegurado as condições de segurança sanitária necessárias nos estabelecimentos de ensino.

"As condições que se exigem para uma abertura das escolas não foram criadas", afirmou o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, numa sessão na Escola Básica do 1.º Ciclo Solum Sul, em Coimbra, com a presença de professores e jornalistas.

14h08 - Economia do Brasil cai 9,7% no segundo trimestre. A economia do país caiu 9,7% no segundo trimestre do ano afetada pelas medidas de isolamento social e paralisações das atividades económicas no país, medidas adotadas com mais intensidade entre abril e junho para conter a Covid-19.

14h05 - Só um em cada três alunos no mundo irá regressar agora às aulas. Apenas um em cada três alunos no mundo irá regressar às salas de aulas no fim do verão, com dois terços da população estudantil a nível mundial a permanecer "sem escola" devido à atual pandemia, alertou hoje a UNESCO.

14h00 - Atualização em África. Foram contabilizadas 244 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, mas as novas infeções registaram uma quebra e voltaram a ser ultrapassadas pelo número de doentes recuperados, segundo dados oficiais.

13h57 -  Apesar do "risco" Madeira "não pode fechar" ao turismo. O presidente do Governo da Madeira considerou hoje que uma maior abertura ao turismo constitui um "risco", mas a região "não pode fechar", adiantando que ainda não está definido o regresso dos navios de cruzeiro à ilha.

13h43 - Pandemia deve incentivar estilos de vida mais simples. O Papa Francisco defende que a pandemia de Covid-19 mostrou como a Terra pode recuperar "se permitirmos que descanse" e deve incentivar as pessoas a adotarem estilos de vida mais simples para ajudar o planeta.

13h37 - "Descarregar app é dever cívico". O primeiro-ministro marcou presença, na manhã desta terça-feira, na apresentação da aplicação móvel StayAway Covid, que permite rastrear contactos de infeção do novo coronavírus, no Instituto Superior de Engenharia do Porto. 

Durante a sua intervenção, António Costa salientou a importância de instalar a aplicação 'StayAway Covid' e de informar em caso de infeção.

"Entendam que é um dever cívico descarregar esta aplicação e sinalizarem se vierem a ser diagnosticados como testando positivo", afirmou António Costa no lançamento desta iniciativa. "Este é um esforço pequeno mas fundamental para podermos ajudar a travar esta pandemia enquanto a vacina não chega", acrescentou.

13h34 - Atualização em Portugal. Nas últimas 24 horas, foram registadas duas mortes e 231 novos casos, divulgou a Direção-Geral da Saúde. O país contabiliza um total acumulado de 1.824 mortes e 58.243 infetados.

Do total de casos que o país acumula, 42.104 estão recuperados, dos quais 143 curados nas últimas 24 horas.

A região de Lisboa e Vale do Tejo ultrapassou hoje os 30 mil infetados, após o resgisto de mais 119 casos nas últimas 24 horas. 

Confira aqui o boletim.

13h32 - O ministro da Economia alemão, Peter Altmaier, afirmou-se hoje convicto de que a Alemanha conseguirá evitar uma nova fase de confinamento, apesar do ressurgimento de novos de infeção com Covid-19 no país e nos seus vizinhos europeus. "Estou convencido de que podemos e vamos evitar um segundo confinamento geral", disse Altmaier em declarações aos jornalistas, numa altura em que se prevê que a recessão em 2020 na Alemanha deverá ser menos profunda do que o previsto.

13h29 - Milhões de crianças regressam hoje às escolas na Europa, com máscaras faciais e várias medidas de precaução para evitar que os estabelecimentos de ensino se tornem focos do novo coronavírus.

12h54 - Atualização mundial. A pandemia do novo coronavírus já causou a morte de pelo menos 851.071 pessoas e infetou mais de 25,5 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais. Pelo menos 17.635.900 casos foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

12h26 - Aumenta de procura do mercado alemão. A procura do mercado alemão pelo Algarve está a aumentar, registando-se um crescimento na venda de viagens aéreas para a região ao abrigo de uma campanha que juntou o Turismo do Algarve e a companhia alemã Eurowings.

12h08 - Surto em Arouca. De acordo com a informação divulgada, esta terça-feira, pelo Município de Arouca, foram registados mais 14 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. O número de casos ativos é agora de 145, sendo que, desde o início da pandemia, já foram confirmados 208 infetados.

12h07 - "App não cura, mas previne". O ministro da Ciência, Manuel Heitor, afirmou hoje, durante a apresentação da aplicação Stayaway covid, que apesar de "não curar", a app é um "exercício de responsabilidade cívica", apelando aos dirigentes do ensino superior para massificarem a propagação de utilização junto dos estudantes.

11h56 - Hong Kong inicia campanha de testes em massa sob dúvidas da populaçãoHong Kong realizou hoje milhares de testes de deteção da Covid-19, como parte de uma campanha de testagem em massa que se tornou outro ponto de tensão política na região semiautónoma da China.

Notícias ao Minuto© Reuters

11h40 - Chegada de turistas a Espanha com queda de 75% em julho. A entrada de turistas internacionais em Espanha teve uma queda de 75% em julho, enquanto a despesa realizada caiu 80%, face ao mesmo mês do ano passado, segundo dados publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) espanhol.

11h34 - Açores prolonga situação de calamidade pública. O Governo dos Açores decidiu prorrogar a situação de calamidade pública nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial até 15 de setembro, mantendo Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo em alerta, foi hoje anunciado.

11h17 - App Stayaway Covid. Marta Temido relembrou, durante a sua intervenção na apresentação da app de rastreio, que esta é uma "ferramenta essencial, voluntária, confidencial e segura, na qual podemos confiar" e que todos os cidadãos devem descarregar, não só para sua segurança, como para a segurança de quem o rodeia. 

"O alerta emitido por esta aplicação deve ser lido com prudência. A exposição não significa infeção. Apelamos a que todos descarreguem a aplicação, mas que quem o faça e receba o alerta de exposição, tenha a tranquilidade suficiente para fazer os contactos telefónicos necessários, nomeadamente, com o SNS24 e, também com a tranquilidade necessária, aguardar depois o encaminhamento do sistema de saúde", fez sobressair.

11h07 - Mais de 800 empresas cabo-verdianas com 16 mil trabalhadores em 'lay-off'. Mais de 800 empresas cabo-verdianas colocaram quase 16.000 trabalhadores no regime de 'lay-off', lançado pelo Governo para mitigar as consequências da pandemia de covid-19, segundo dados oficiais.

10h50 - Governo da Madeira testa docentes e funcionários e dá máscaras a alunos. O Governo Regional da Madeira vai realizar a partir de quarta-feira testes à Covid-19 com todos os docentes e funcionários das escolas, antes do início do ano escolar, e facultar duas máscaras para uso dos alunos.

10h43 - Governo espanhol já prevê crescimento de 10% no 3.º trimestre. O governo espanhol já estima um crescimento de 10% no terceiro trimestre do ano, disse a ministra da Economia do país, Nadia Calviño, na segunda-feira. Além disso, o país vizinho espera também que a taxa de desemprego continue a melhorar. 

10h31 - Bolsonaro diz que ninguém será forçado a ser vacinado contra a Covid-19. O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que tem constantemente minimizado a gravidade da pandemia do novo coronavírus, disse esta segunda-feira que ninguém será forçado a levar a vacina contra a Covid-19, uma vez que esta seja desenvolvida.

"Ninguém pode forçar alguém a tomar a vacina", respondeu ao ser questionado por um apoiante, conta a Reuters.

Recorde-se que durante o dia de ontem foi nomeado o médico veterinário Laurício Monteiro Cruz como novo diretor do departamento de imunizações e doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, devendo liderar as discussões sobre a estratégia de vacinação contra a Covid-19.

10h28 - Timor-Leste. O Parlamento timorense debate na quinta-feira o pedido do Presidente da República para a declaração do quinto período de 30 dias de estado de emergência devido à pandemia da Covid-19, quando há dois casos ativos no país.

10h19 - Hungria encerra fronteiras. O encerramento das fronteiras entrou hoje em vigor na Hungria, único país membro da União Europeia (UE) que adotou esta medida drástica de prevenção da importação de casos de novo coronavírus.

09h32 -  Famílias gastaram menos, mas despesas com alimentação subiram. O segundo trimestre, que foi o mais marcado pela pandemia da Covid-19, foi um período marcado pela diminuição das despesas das famílias, conforme divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE), na segunda-feira.

Por outro lado, foi neste período que se registou o montante mais elevado de despesas relacionadas com bens alimentares desde que há registo. 

09h30 - Termina hoje o prazo dos empréstimos ao IHRU para rendas. Os inquilinos com quebra de rendimentos devido à Covid-19 que pretendam recorrer ao empréstimo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) para pagar a renda têm até esta terça-feira, dia 1 de setembro, para submeter o pedido. 

O empréstimo começará a ser pago a partir de janeiro de 2021, sendo certo que a lei salvaguarda um período mínimo de carência de seis meses.

09h23 - Rússia ultrapassou um milhão de casos confirmados. Com um total de 1.000.048 casos relatados, a Rússia tem o quarto maior número de casos do mundo, depois dos EUA, Brasil e Índia. O país registou 4.729 casos nas últimas 24 horas.

09h16 - Famílias recebem abono extra este mês. O Governo vai pagar neste mês de setembro um abono de família extra no âmbito das medidas de resposta à crise gerada pela pandemia da Covid-19. Trata-se, assim, de uma prestação complementar que a tutela estima que chegue a 974 mil crianças e jovens. Saiba aqui quem tem direito a receber este apoio.

09h11 - "Governo desperdiçou o melhor mês para combater a pandemia". Numa entrevista à SIC Notícias, Filipe Froes deixou várias críticas à atuação da DGS no caso que envolveu a Festa do Avante! e garantiu que o melhor mês para combater a pandemia teria sido agosto.

09h10 - 'Luz verde' para uso generalizado de máscaras em Cabo Verde. O Presidente cabo-verdiano anunciou hoje a promulgação do diploma que obriga ao uso generalizado de máscaras para prevenir a transmissão de Covid-19, numa altura em que o arquipélago se aproxima dos 4.000 casos em menos de seis meses.

09h00 - Apoio à cultura. As linhas de apoio do Ministério da Cultura às entidades artísticas e de adaptação dos espaços às medidas de prevenção de contágio da Covid-19 ficam abertas até ao final desta semana, recordou hoje o gabinete da ministra Graça Fonseca.

08h59 - Ensaio clínico da Sanofi com resultados inconclusivos. O laboratório francês Sanofi anunciou hoje que o ensaio clínico internacional de fase 3, que testou a eficácia do seu medicamento Kevzara no tratamento de formas graves de Covid-19, não obteve resultados conclusivos.

08h40 - Atualização na Alemanha. De acordo com os dados divulgados, esta terça-feira, pelo Instituto Robert Koch, a Alemanha registou 1.218 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. Com esta atualização, o total acumulado de infetados sobe para 243.599.

Em termos de vítimas mortais, o país contabiliza um total de 9.302, sendo que quatro ocorreram no último dia.

08h21 - Atualização na Colômbia. O país contabiliza mais de 615 mil infeções por coronavírus desde o início da pandemia e anunciou 7.230 casos e 299 mortes nas últimas 24 horas, indicaram na segunda-feira as autoridades. Agosto foi o pior mês para o país desde o início da pandemia: 319.660 pessoas infetadas, mais do dobro do número acumulado em cinco meses, e quase duplicou o número de mortes para 9.558 este mês. 

Esta segunda-feira foi também o último dia da quarentena obrigatória em vigor na Colômbia desde 25 de março.

08h04 - Covid e ensino remoto criam dilema em portugueses no Reino Unido. O impacto da pandemia de Covid-19 no ensino está a criar um dilema em vários jovens portugueses que frequentam cursos superiores de artes no Reino Unido porque grande parte das aulas vão ser dadas na Internet. 

07h40 - App Stayaway Covid é hoje apresentada. O que se sabe até agora?

O Governo assegurou que a aplicação - que é hoje apresentada - garante a privacidade dos cidadãos, sendo apenas registado um contacto próximo e de duração superior a 15 minutos com alguém que esteja infetado com o novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19.

A uma pessoa que tenha um teste positivo será dado um código por um profissional de saúde para introduzir no telemóvel.

Através do sistema de comunicação sem fios 'Bluetooth', os telemóveis que tenham a aplicação instalada reconhecem-se e enviam mensagens informando da proximidade de uma pessoa que tenha sido infetada nos 14 dias anteriores, garantindo-se todo o anonimato, segundo o executivo.

07h30 - Regresso às aulas em vários países na Europa.O regresso às salas de aula, interrompido há quase seis meses pela pandemia da Covid-19, começa em vários países da Europa.

Bélgica: Para evitar contágios pelo novo coronavírus, o regresso às aulas começa com uso de máscara obrigatório para adultos e estudantes com mais de 11 anos, além de outras medidas de segurança e higienização de salas.

França e UcrâniaO início do ano letivo se faz com obrigatoriedade do uso de máscara nas escolas básicas e liceus.

País de Gales: No País de Gales, também arrancam as aulas presenciais, depois de já terem começado noutras regiões do Reino Unido, como a Escócia, onde o ano letivo se iniciou mais cedo, e a Irlanda do Norte, desde 24 de agosto, com medidas de distanciamento e uso de máscara nos corredores e em outros espaços comuns, mas não em aula por entender o Governo que esta dificulta a comunicação.

Alemanha: Os alunos estão a regressar às escolas também de forma escalonada, como é prática do sistema federal, com 10 estados a recomeçarem as aulas entre julho e princípio de agosto e os restantes em setembro, entre os quais a Baviera, segundo estado mais afetado pela pandemia, depois da Renânia do Norte-Vestefália.

07h25 - Tribunais voltam a funcionar em pleno. Os tribunais voltam a funcionar em pleno, com um reforço das medidas de segurança e das equipas de limpeza que implicou uma despesa de quase seis milhões de euros para prevenir.

Segundo o Ministério da Justiça, mais de 90% das salas dos tribunais foram consideradas aptas para a realização de audiências de julgamento, depois de implementado um conjunto de normas de segurança sanitária devido à pandemia de Covid-19.

07h21 - Atualização na Argentina. O país registou 203 mortos e 9.309 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, informaram as autoridades.

07h19 - Receitas da Zoom disparam. As receitas da empresa norte-americana Zoom têm crescido exponencialmente durante a pandemia da Covid-19, sendo cada vez maior o número de utilizadores pagantes que recorrem a esta ferramenta para realizar as suas reuniões virtuais.

07h09 - Confinamento prolongado nas Filipinas. As Filipinas anunciaram hoje a prolongação por mais um mês da quarentena na capital, Manila, instaurada em 15 de março para combater a propagação da pandemia de Covid-19, com algum aligeiramento das restrições.

07h07 - EUA ultrapassam os seis milhões de casos. Os Estados Unidos registaram 465 mortos e 33.443 infetados nas últimas 24 horas, de acordo com uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. O país ultrapassou hoje a barreira dos seis milhões de casos.

07h05 - Atualização no México. O país registou 256 mortos e 3.719 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, informaram as autoridades na segunda-feira.

07h00 - Atualização na China. O país atingiu hoje 16 dias consecutivos sem registar casos locais da covid-19, já que os 10 novos casos diagnosticados nas últimas 24 horas são todos oriundos do exterior, informaram as autoridades.

Bom dia. Pode acompanhar neste registo todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório