Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

França: Mais de 8.000 na lista para prevenir radicalização terrorista

O ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, disse hoje que 8.132 pessoas estão registadas na base de dados para a prevenção da radicalização terrorista (FSPRT) em França.

França: Mais de 8.000 na lista para prevenir radicalização terrorista
Notícias ao Minuto

17:27 - 31/08/20 por Lusa

Mundo Terrorismo

Em visita à sede da Direção-Geral da Segurança Interna (DGSI), Darmanin sublinhou que a ameaça terrorista "continua extremamente elevada no território" francês.

"A ameaça representada por estes indivíduos adeptos do islão radical e sensíveis à propaganda, mas não necessariamente ligados a um grupo, representa um desafio crescente para os nossos serviços de informações, que seguem 8.132" pessoas, disse o governante.

"O risco terrorista de origem sunita continua a ser a principal ameaça que o nosso país enfrenta", precisou.

O ministro do Interior francês indicou que desde 2013 foram neutralizadas 61 tentativas de atentados, 32 delas desde 2017, recordando que no início do ano os serviços secretos frustraram um grande atentado.

Darmanin explicou que a prevenção nestes casos é uma tarefa difícil e delicada, que envolve analisar comportamentos suscetíveis de indicarem uma vontade de passar à ação, o que nem sempre é possível.

Estes indivíduos agem "de modo autónomo e às vezes repentino", acrescentou.

A deslocação do ministro à sede da DGSI em Levallois-Perret, nos arredores de Paris, foi aproveitada para se fazer um balanço da situação da ameaça terrorista no país, a dois dias de se iniciar o julgamento dos alegados cúmplices dos autores do atentado contra a revista satírica Charlie Hebdo, com 12 mortos.

"O início deste julgamento é ocasião para lembrar que a luta contra o terrorismo islâmico é uma prioridade do governo, exige uma mobilização total", referiu Darmanin.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório