Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

AO MINUTO: Medina defende Avante!. Brasil a caminho de 4 milhões de casos

A pandemia de coronavírus já infetou 25,4 milhões de pessoas no mundo. Mais de 850 mil morreram e 17,7 milhões de pessoas recuperaram do SARS-CoV-2. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Medina defende Avante!. Brasil a caminho de 4 milhões de casos
Notícias ao Minuto

15:53 - 31/08/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 244 novos casos de coronavírus e mais três mortes nas últimas 24 horas. Em termos acumulados, Portugal contabiliza 58.012 casos de infeção e 1.822 óbitos. O número de recuperados é agora de 41.961. O número de casos ativos subiu para 14.229

Na conferência de imprensa de hoje, António Lacerda Sales, o secretário de Estado da Saúde, frisou que o parecer técnico da DGS relativamente à Festa do Avante! foi "excecionalmente" divulgado "tendo em conta o interesse público e a tranquilidade social que é tão importante neste tempos de pandemia que vivemos"

Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia de coronavírus, tanto em número de contágios como de vítimas mortais. Seguem-se o Brasil, a Índia, a Rússia, o Peru, a África do Sul, a Colômbia e o México.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou um relatório que indica que a pandemia de Covid-19 abalou os sistemas de saúde em todo o mundo, com relatos de interrupção de serviços essenciais em quase todos os países

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h09 - Termina por aqui o registo desta segunda-feira. Continue a acompanhar-nos na manhã de terça-feira. E se tiver sintomas de Covid-19, contacte:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

00h07 - Pode consultar neste mapa interativo a evolução da pandemia de coronavírus no mundo. 

23h28 - O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, defendeu hoje a realização da Festa do Avante! "no estrito cumprimento das regras de segurança" sanitária definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS). "Faz todo o sentido fazer a Festa do Avante!", afirmou Fernando Medina no seu espaço de comentário semanal na TVI24, que criticou Rui Rio. 

"Se percebo o receio de muitas pessoas, não compreendo e não aceito os pronunciamentos políticos que manifestamente passaram todos os limites do ponto de vista de tentativa do condicionamento da ação do PCP na organização da Festa do Avante!. (...) Rui Rio foi longe de mais", realçou. 

23h21 - O Ministério da Saúde brasileiro divulgou os dados mais recentes sobre a situação epidemiológica no país e deu conta de 45.961 novos casos nas últimas 24 horas, o que aumentou o total de contágios para 3.908.272. O Brasil está cada vez mais próximo dos quatro milhões de infetados

As autoridades de saúde revelaram que morreram mais 553 pessoas de Covid-19. Desde o início da pandemia 121.381 pessoas morreram no Brasil

22h44 - O líder do PS dos Açores, Vasco Cordeiro, disse hoje em Coimbra que a pandemia da Covid-19 coloca os socialistas perante "uma responsabilidade histórica" e um desafio que deve também mobilizar os restantes partidos.

21h38 - O governo brasileiro nomeou hoje o médico veterinário Laurício Monteiro Cruz como novo diretor do departamento de imunizações e doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, devendo liderar as discussões sobre a estratégia de vacinação contra a Covid-19. 

21h19 - O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, avisou hoje que a reabertura "sem controlo" das sociedades e economias "é uma receita para a desgraça", lembrando que a pandemia da Covid-19 não acabou.

21h16 - A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) exigiram hoje reunir com a ministra da Saúde, Marta Temido, para discutir os impactos que a pandemia está a ter no setor.

"A senhora ministra da Saúde não se reúne com os sindicatos médicos desde o início da presente legislatura. Esta atitude incompreensível é substancialmente agravada num contexto de pandemia, provavelmente o maior desafio de sempre para o SNS (Serviço Nacional de Saúde)", afirmam a FNAM e o SIM, num comunicado conjunto.

21h13 - O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, disse hoje que o relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS) com as orientações técnicas para a Festa do Avante! "é claro nas suas conclusões" e que reconhece "o risco real de contágio".

20h19 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu hoje cautela no uso de emergência de vacinas contra a Covid-19, recordando que têm de possuir uma eficácia mínima de 30%

20h17 - O Chile registou hoje 1.753 novos casos da Covid-19, elevando para 411.726 o número total de infetados e 45 mortes, numa altura em que vários bairros da periferia da capital, Santiago, iniciam o plano de desconfinamento.

20h15 - O arquipélago de Fernando de Noronha, um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil, reabrirá na terça-feira apenas para visitantes que já tenham sido infetados pelo novo coronavírus.

20h12 - O Presidente da República defendeu hoje que a sociedade portuguesa deve ser esclarecida o quanto antes sobre as regras sanitárias para o próximo ano letivo, que não podem ser consideradas apenas para "meia dúzia de eleitos" perceberem.

20h07 - A Madeira regista hoje três novos casos positivos de Covid-19, importados do continente e da África do Sul, perfazendo um cumulativo de 161 doentes e 43 casos ativos, informou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

20h05 - A Direção-Geral da Saúde está a preparar um manual de apoio aos estabelecimentos de ensino para agir perante casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, de forma a controlar "o pânico" e a "tendência de encerrar toda a escola".

20h03 - O futebolista espanhol David Silva, que foi apresentado esta segunda-feira como reforço da Real Sociedad, testou positivo para o coronavírus

19h49 - O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, condenou hoje a desvalorização da morte de idosos por Covid-19, considerando o falecimento dos mais velhos "uma bancarrota moral" e que é preciso "cuidar uns dos outros".

"Aceitar que a morte dos idosos não é tão importante é a maior baixeza moral. Não podemos permiti-lo", declarou o responsável da OMS

19h47 - O concelho de Vila Verde conta com 64 casos confirmados de Covid-19, continuando a situação a ser "acompanhada de perto" e com "indicadores favoráveis", adiantou hoje o presidente da câmara, António Vilela. 

19h45 - A Federação Nacional da Educação, a Confederação Nacional das Associações de Pais e a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas apelaram hoje para que as orientações para o ano letivo 2020/2021 sejam "claras e coerentes"

19h43 - O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, defendeu hoje em Coimbra que o Governo deve ser um "farol da estabilidade" no processo de recuperação económica do país. Ainda assim, o ministro referiu que "os próximos tempos serão de ressaca. Muitas empresas não conseguirão sobreviver e muitos empregos se perderão".

19h40 - Cinco pescadores da comunidade de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, distrito do Porto, continuam infetados com Covid-19 e outros 40 estão em regime de confinamento, atualizou hoje a Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM).

19h38 - O Hospital de Santarém pediu que os doentes urgentes sejam encaminhados para outras unidades hospitalares por ter 19 médicos da escala do seu Serviço de Urgência ausentes, quatro deles com Covid-19 e 15 em isolamento por "contacto de alto risco".

19h31 - O Ministério da Saúde francês revelou esta segunda-feira que foram detetados 3.082 casos positivos de coronavírus em 24 horas, o que representa uma redução face aos números dos últimos seis dias. As autoridades de saúde francesas anunciaram que morreram mais 29 pessoas. Nesta altura, o país contabiliza um número acumulado de 281.025 infeções e o total de 30.635 mortes

18h48 - Marcelo Rebelo de Sousa saudou a divulgação do parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS) relativamente à Festa do Avante!. Mas salientou que a difusão do parecer "não é um favor que se faz é o cumprimento de um dever".

O Presidente da República confessou ainda que "preferia" ter conhecido "as regras há mais tempo" e "não porque houve a insistência para que fossem divulgadas, mas sim porque havia um dever óbvio e cívico de divulgação"

18h37 - Os Estados Unidos da América ultrapassaram hoje a barreira dos seis milhões de casos diagnosticados de infeção pelo novo coronavírus desde o início da crise pandémica, segundo os números contabilizados pela universidade norte-americana Johns Hopkins.

18h00 - Depois de cinco dias seguidos com mais de mil casos, Itália registou nas últimas 24 horas menos de mil casos de contágio por SARS-CoV-2. O boletim epidemiológico divulgado hoje pela proteção civil italiana deu conta de 996 infetados e mais seis vítimas mortais. Itália soma 269.214 casos confirmados e 35.483 óbitos desde o início da pandemia. O total de pessoas que recuperaram do coronavírus é de 207.653

17h58 - O Ministério da Saúde espanhol revelou hoje que desde sexta-feira foram diagnosticados 23.572 novos casos de coronavírus. No mesmo período de tempo foram reportadas mais 83 vítimas mortais. Espanha totaliza nesta altura 462.858 casos positivos e 29.094 mortes.

16h55 - A 44.ª edição da Festa do Avante! só vai ter lugares sentados nos diversos espetáculos, incluindo no maior e principal palco, denominado 25 de Abril, segundo o Plano de Contingência hoje divulgado pelo PCP

O uso de máscara é obrigatório nos "espaços assinalados" (balcões de atendimento, instalações sanitárias, exposições, entre outros) e "nos recintos dos espetáculos não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas", lê-se no documento.

16h51 - Os doentes de Covid-19 que estão em casa a recuperar vão poder reportar ao médico ou enfermeiro a evolução do seu estado, aliviando a pressão sobre os profissionais de saúde, anunciou hoje o Governo.

16h47 - O Governo e os parceiros sociais reúnem-se na quarta-feira para discutir o futuro do trabalho e questões relacionadas com a pandemia de Covid-19. A reunião da Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS) foi convocada pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e vai realizar-se no Palácio da Ajuda, com a presença de apenas dois elementos de cada uma das confederações sindicais e patronais, por motivo de segurança sanitária.

16h45 - O antigo presidente indiano Pranab Mukherjee, um veterano da política com grande reputação de negociador, morreu hoje aos 84 anos, depois de ter contraído o coronavírus, informou a sua família. 

16h42 - Os Açores registaram um novo caso de infeção por Covid-19 nas últimas 24 horas, na ilha de São Miguel, somando assim 29 casos ativos, indicou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

16h40 - A Madeira reforçou a informação junto do Governo inglês para demonstrar que a situação da Covid-19 na região é diferente da nacional e evitar uma eventual exclusão do corredor de viagens seguro

16h29 - Numa conferência nacional do PS em Coimbra, a Ministra da Saúde, Marta Temido, sublinhou que a linha SNS24 está preparada "caso volte a ser necessário escalar este tipo de resposta" face ao contexto pandémico. A governante também realçou a importância de outras medidas tomadas pela tutela, como a criação da linha de apoio psicológico ou o "aumento exponencial da capacidade laboratorial" para o despiste da Covid-19

16h21 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou esta segunda-feira que foram diagnosticados 1.406 casos de coronavírus em 24 horas. Verificaram-se mais duas mortes. No total, o Reino Unido soma 335.873 casos de contágio e 41.501 óbitos

15h50 - Um surto de Covid-19 em Vila Verde levou a população a "meter trancas às portas" e trouxe o medo de volta às conversas dos poucos que se sentam nas esplanadas, todos com "muitos cuidados" porque "ele anda aí". Os últimas dados indicam que 62 pessoas foram infetadas em Vila Verde. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório