Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Israel responde a balões incendiários com disparos de tanque em Gaza

Elementos do Exército israelita afirmaram ter atingido com disparos de tanque alvos militares em Gaza, hoje de manhã, em resposta aos lançamentos contínuos de balões incendiários para fora do território controlado pelo Hamas.

Israel responde a balões incendiários com disparos de tanque em Gaza
Notícias ao Minuto

21:47 - 30/08/20 por Lusa

Mundo Médio Oriente

Apesar de não haver relatos de vítimas em nenhum dos lados, a violência ocorre num momento em que Gaza está a lutar contra o agravamento da crise económica e um novo surto de covid-19.

Grupos ligados ao Hamas lançaram uma série de balões incendiários em Israel na última semana, incendiando grandes áreas de cultivo, ao que Israel respondeu com ataques aéreos e outras manobras.

O Exército disse que os disparos de tanque de hoje atingiram "postos militares" do Hamas no sul de Gaza, sem fornecer mais detalhes.

Em resposta aos recentes ataques, Israel fechou a única passagem comercial de Gaza, forçando o encerramento da única estação de energia devido à falta de combustível e deixando os habitantes com apenas algumas horas de eletricidade por dia, tendo os israelitas fechado também a zona de pesca no território costeiro.

O Hamas está a pressionar Israel para aliviar o bloqueio em Gaza e permitir projetos de desenvolvimento em grande escala, enquanto o Egito e o Catar estão a tentar sustentar um cessar-fogo informal.

Estes esforços tornaram-se mais urgentes nos últimos dias, quando as autoridades de Gaza detetaram os primeiros casos de transmissão local do novo coronavírus.

O Hamas impôs um bloqueio no território costeiro fronteiriço entre Israel e o Egito, onde vivem dois milhões de palestinianos.

Israel e Egito impuseram um bloqueio a Gaza depois de o Hamas ter tomado o poder às forças rivais palestinianas em 2007.

Israel disse que o bloqueio é necessário para impedir o Hamas de construir o seu arsenal, mas os críticos vêm a situação como uma forma de punição coletiva, já que o Israel e o Hamas travaram três guerras e várias batalhas menores desde então.

As restrições levaram a economia local à beira do colapso e anos de guerra e isolamento deixaram o sistema de saúde mal equipado para lidar com um grande surto do novo coronavírus.

O enviado das Nações Unidas para o Médio Oriente, Nickolay Mladenov, alertou na semana passada que a situação está "a deteriorar-se rapidamente".

Israel soma 113.465 casos de contágio de covid-19 e 906 mortes, enquanto a Palestina regista 27.386 infeções e 158 óbitos.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 843 mil mortos e infetou mais de 25 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório