Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Bielorrússia: Detidas dezenas de pessoas em manifestação da oposição

A polícia bielorrussa deteve hoje dezenas de pessoas que participavam numa manifestação da oposição ao presidente Alexander Lukashenko, no poder há 26 anos, cuja reeleição em 9 de agosto é contestada como fraudulenta.

Bielorrússia: Detidas dezenas de pessoas em manifestação da oposição
Notícias ao Minuto

13:30 - 30/08/20 por Lusa

Mundo Protestos

A polícia, presente em grande número na Praça da Independência, no centro de Minsk, desde a manhã, lado a lado com militares mascarados e armados, tentou dispersar a multidão, reunida pelo terceiro fim de semana consecutivo, segundo um jornalista da agência France-Presse (AFP) no local.

As manifestações realizadas nos dois últimos domingos, 16 e 23 de agosto, juntaram quase 100.000 pessoas, tornando-se das maiores manifestações de sempre no país.

A crise na Bielorrússia foi desencadeada após as eleições de 9 de agosto, que segundo os resultados oficiais reconduziu o presidente Alexander Lukashenko, no poder há 26 anos, para um sexto mandato, com 80% dos votos.

A oposição denuncia a eleição como fraudulenta e milhares de bielorrussos saíram às ruas por todo o país para exigir o afastamento de Lukashenko.

Os protestos têm sido duramente reprimidos pelas forças de segurança, com milhares de pessoas detidas e centenas de feridos.

Foram divulgadas imagens através das redes sociais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório