Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Afeganistão: Bombas em estradas provocam 14 mortes em ataques separados

Duas bombas que se encontravam junto a estradas explodiram à passagem de viaturas que transportavam civis no sul do Afeganistão, matando pelo menos 14 pessoas, três delas crianças, e ferindo ainda outras três, indicaram hoje fontes oficiais afegãs.

Afeganistão: Bombas em estradas provocam 14 mortes em ataques separados
Notícias ao Minuto

18:45 - 28/08/20 por Lusa

Mundo Afeganistão

Segundo Bahir Ahmadi, porta-voz do Governador da província de Kandahar, as explosões ocorreram em separado, com o primeiro ataque a registar-se no distrito de Spin Boldak, matando 13 pessoas.

A explosão foi tão forte, prosseguiu, que as forças de socorro tiveram dificuldade em identificar algumas das vítimas.

Uma segunda bomba explodiu já hoje à tarde na mesma estrada e atingiu um camião. O condutor morreu e três crianças ficaram feridas, indicou Ahmadi, acrescentando que as vítimas iam a caminho de um casamento.

Até agora, nenhuma organização reivindicou os ataques, mas, refere a agência noticiosa Associated Press (AP), são frequentes as ações de movimentos afiliados tanto nos talibãs como no grupo 'jihadista' Estado Islâmico.

Ahmadi, no entanto, acusou os insurgentes talibãs que, através do porta-voz Zabiullah Mujahid, negou a responsabilidade do grupo, argumentando que a zona foi no passado um campo de batalha e que as bombas que explodiram são, "provavelmente", dessa altura.

A violência surge numa altura em que aumentou a esperança na realização de conversações intra-afegãs para determinar o futuro do país em guerra.

Os civis afegãos continuam a suportar o impacto da guerra, apesar dos esforços destinados a lançar um processo de conversações de paz entre o Governo de Cabul e os Talibã.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório