Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Turquia realiza exercícios militares com Marinha dos EUA

Navios militares turcos realizaram hoje exercícios militares com um contratorpedeiro da Marinha dos Estados Unidos no Mediterrâneo Oriental, anunciou Ancara, numa altura em que esta zona geográfica está a suscitar fortes tensões entre a Turquia e a Grécia.

Turquia realiza exercícios militares com Marinha dos EUA
Notícias ao Minuto

18:44 - 26/08/20 por Lusa

Mundo Turquia

"A fragata turca 'TCG Barbaros' e a corveta 'TCG Burgazada' conduziram exercícios de treinamento militar com o contratorpedeiro norte-americano 'USS Winston S. Churchill'", anunciou o Ministério da Defesa turco na sua conta na rede social Twitter, em que publicou imagens dos navios de guerra.

O ministério turco não forneceu mais detalhes sobre o exercício militar.

Estas manobras acontecem numa altura de elevada tensão entre a Grécia e a Turquia a propósito de jazidas de gás recentemente descobertas no Mediterrâneo Oriental, que estão a agravar as disputas que já opunham estes países em relação às respetivas fronteiras marítimas.

No terreno, a situação parece particularmente delicada, com Ancara e Atenas, dois Estados-membros da NATO que têm relações historicamente tensas, a realizarem, entre terça-feira e hoje, manobras navais rivais.

França e Itália também mobilizaram hoje forças militares para o Mediterrâneo Oriental para participarem num exercício comum com a Grécia e o Chipre.

Apesar dos múltiplos apelos para um desagravamento do clima de tensão, pedidos esses vindos da Europa, dos Estados Unidos da América (EUA) e da Aliança Atlântica (NATO), o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou hoje que a Turquia não fará "nenhuma concessão" na defesa dos seus interesses no Mediterrâneo Oriental, apelando à Grécia que se abstenha de cometer "qualquer erro" que conduza à "sua ruína".

"A Turquia tomará o que lhe pertence por direito no Mar Negro, no Mar Egeu e no Mar Mediterrâneo [...] Não faremos absolutamente nenhuma concessão em relação ao que nos pertence", disse Erdogan num discurso em Istambul para assinalar uma efeméride turca.

"Convidamos os nossos homólogos a [...] absterem-se de qualquer erro que abra caminho à sua ruína", advertiu o Presidente turco.

O discurso de Erdogan ocorre um dia depois de uma visita de mediação a Atenas e a Ancara do ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Heiko Maas, cujo país preside atualmente ao Conselho da União Europeia (UE).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório