Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Alemanha defende reforço da capacidade de ação da UE na área da Defesa

A ministra da Defesa da Alemanha defendeu hoje que a União Europeia deve aproveitar a crise da covid-19 para se dotar de uma maior capacidade de ação e de resiliência para enfrentar os desafios de um mundo em mudança "dramática".

Alemanha defende reforço da capacidade de ação da UE na área da Defesa
Notícias ao Minuto

16:20 - 26/08/20 por Lusa

Mundo Alemanha

"Devemos agora conseguir duas coisas de uma vez: fazer a Europa sair da crise provocada pelo coronavírus, e alcançar uma maior capacidade de ação e ser mais resilientes como europeus num mundo que muda de forma dramática", afirmou Annegret Kramp-Karrenbauer, à entrada para uma reunião informal de ministros da Defesa da UE em Berlim.

De acordo com a ministra da Defesa da Alemanha, país que preside ao Conselho da UE neste segundo semestre do ano, a crise provocada pela pandemia da covid-19 reforçou a importância de os 27 "permanecerem unidos", pois, argumentou, a "solidariedade europeia" é a maior "fortaleza" dos seus membros.

"Este pensamento, para mim, é a chave da presidência alemã do Conselho da União Europeia", afirmou Kramp-Karrenbauer, que, além de ministra da Defesa, é líder do partido de Angela Merkel, a CDU, mas que em fevereiro passado anunciou que resignará ao cargo ainda em 2020 e não se candidatará ao cargo de chanceler.

Berlim acolhe hoje uma reunião informal de ministros da Defesa da UE, na qual participa o ministro português, João Gomes Cravinho, e, entre quinta e sexta-feira, uma reunião informal de ministros dos Negócios Estrangeiros, com a participação do ministro Augusto Santos Silva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório